Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018, atualizada às 7h50

Museu Ferroviário terá programação cultural no final de semana

Da redação

O Museu Ferroviário terá, neste sábado, 17 de fevereiro, das 14h às 17h, a BrincaFeira do Livro, com oficinas, contação de histórias, pintura de rosto, venda de livros e balões, jogos e brincadeiras diversas. Promovido pela ExtraVia Turismo Criativo, com apoio da Arco-Íris Livraria e da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a entrada será gratuita e o acesso pela Avenida Brasil, 2.001, com estacionamento e bicicletário liberados ao público.

Programação

- “Contação de História” - Boneca Sophia
- “Casinha de Brincar” - Parquinho da Lí Lara
- “Atividades Divertidas” - Corujinha na Cozinha: Nutrição e Culinária Infantil
- “Jogo da Memória de Juiz de Fora” - Extravia Turismo Criativo e Arco-Íris Livraria
- “Quebra-cabeça de Juiz de Fora” - Extravia Turismo Criativo e Arco-Íris Livraria
- “Salada Poética” - Alan Roger
- “Pintura de Rosto” - Artes da Fifia
- “Venda de Livros” - Arco-Íris Livraria
- “Cantinho da Leitura” - Arco-Íris Livraria
- “Decoração com Balão” - Marcelo Fernandes
- “Venda de Balões” - Marcelo Fernandes

Também no sábado, a partir das 16h, ocorre a segunda edição do projeto Cineclube Canguru. Serão exibidos os filmes Extraordinário e Sansão, curta-metragem produzido em Juiz de Fora, com recursos da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura. Após a sessão, tem um debate com Mônica Calderano, mãe, jornalista e escritora, autora do site Equilibrosa. A entrada é franca, mas sujeita à lotação do anfiteatro.

Inovador e inclusivo, o “Cineclube Canguru” é desenvolvido desde 2016 no Rio de Janeiro (RJ), sendo adotado este ano pelo Museu Ferroviário de Juiz de Fora. A proposta é oferecer aos pais, mães e responsáveis por crianças pequenas, momentos de descontração e interação durante filmes, sem preocupação com barulhos, brincadeiras e choros na sala de exibição. A peridiocidade das sessões é mensal.

Dirigido por Stephen Chbosky, o longa-metragem Extraordinário conta a história de Auggie Pullman, um garoto que, após passar por 27 cirurgias na face desde que nasceu, começa a frequentar a escola e a vivenciar os desafios dessa nova fase. Já Sansão, dirigido por David Azevedo, narra a história de Lucas, uma criança muito criativa, que se sente sozinho no apartamento onde mora com a mãe. Um dia, o menino tem uma ideia pra espantar a solidão. Finalizando o evento, a jornalista Mônica Calderano falará de suas experiências com crianças e com o mundo.