Segunda-feira, 10 de dezembro de 2018, atualizada às 18h

Aprenda a fazer laço do Papai Noel para decoração da Árvore de Natal

Angeliza Lopes
Repórter

Para manter a tradição sem ter que colocar a mão no bolso, a ACESSA.com vai ensinar passo a passo de um laço natalino. Simples e elegante, ele pode ser usado como peça decorativa na árvore de Natal ou acessório de cabelo para crianças e pets. A artesã Aline Carvalho Muniz, da Nine Art’s Laços e Cia (@atelienine),  especialista em laços de todos os formatos e complexidades, preparou esta peça, que remete a roupa do Papai Noel, e pode ser usada com uma argola para decoração, bico de pato ou buchinhas.

A artesã aconselha que além da opção de fita indicada, outros materiais também podem ser usados como fitas de cetim, de juta, metalizada e com gliter. “Tendo a espessura especificada, todas elas são possíveis de trabalhar. Ainda existe uma fita que lembra o papel e dá um aspecto amassado, ótimo para decoração”, detalha.

Ela dá dica que se a pessoa quiser fazer um laço maior, a técnica é colar os pedaços de fita n° 9 (38 mm) ou n° 5 (22 mm), já que é difícil achar com espessuras maiores. “Também é possível usar tecido de algodão ou o EVA para laços bem maiores para decoração da porta ou do topo da árvore. A pessoa também pode abusar na criatividade com outras cores e misturas”.

Veja os materiais necessários, abaixo:

Materiais

  • 2 pedaços de 22 cm de fita n° 9 (38 mm) vermelha Natal gorgurão
  • 1 pedaço de 22 cm de fita n° 3 (16 mm) preta
  • 1 pedaço de 7 cem de fita n° 2 preta
  • Um quadrado de 2,5 cm x 2,5 cm de EVA ou Lonita de gliter dourado
  • Cola quente ou cola de silicone fria
  • Tesoura
  • Linha (linha de pipa) e agulha
  • Buchinha, bico de pato ou fio dourado
  • Pom pom branco
2 pedaços de 22 cm de fita n° 9 (38 mm) vermelha Natal gorgurão | 1 pedaço de 22 cm de fita n° 3 (16 mm) preta 1 pedaço de 7 cem de fita n° 2 preta | Um quadrado de 2,5 cm x 2,5 cm de EVA ou Lonita de gliter dourado Cola quente ou cola de silicone fria | Tesoura | Linha (linha de pipa) e agulha | Buchinha, bico de pato ou fio dourado | Pom pom branco Sele as pontas de cada fita com o fogo para que não desfie Passe um fio de cola de silicone fria na ponta de uma das fitas n° 9 Cole uma por cima da outra Passe cola na fita mais fina preta e cole-a por cima das duas vermelhas no local da emenda Sele novamente depois de tirar as aparas da borda Dobre a fita no meio e aperte com o dedo para deixar bem marcado o centro Deve fitar bem aparende, dessa forma Junte as ponta no centro da fita, deixando passar 1 centímetro do centro marcado Para ajudar a firmar, coloque uma alfinete em cada ponta Comece a passar a agulha sempre por cima, do lado da frente do laço. Passe seis vezes a agulha na fita e termine saindo com ela também por cima. O espaço do ponto central deve ser maior que os pontos das extremidades Vá puxando e moldando com os dedos o frizado do laçoaté ficar bem firme Circule o centro da fita com um pedaço da linha para deixar bem preso Arremate a linha para poder cortar a sobra Faça dois retangulos de 1 centímetros, tamanho necessário para passar a fita mais fina Recorte os buracos com uma tesoura bem afiada ou estilete Passe a fita pelos dois buracos Caso queira usar o laço no cabelo, cole o bico de pato com cola quente Cole a ponta da fita com o quadrado dourado por dentro do bico de pato com cla quente Contorne a fita e cole a outra extremidade com a cola Cole o pom pom branco em uma das pontas do laço Para a decoração, cole a ponta da fita fina junto com a linha dourada Também existe a opção de colar buchinha de cabelo para usar em bebês e crianças ou elástico para a opção pet

ACESSA.com - Aprenda a fazer la?o do Papai Noel para decora??o da ?rvore de Natal