Rafael Tavares Rafael Tavares 14/7/2010

O Segredo dos seus Olhos


(El Secreto de sus ojos – Argentina/ Espanha – 2009)
Diretor: Juan José Campanella
Distribuidora: Europa Filmes

Imagem do filme Segredo dos seus OlhosAs previsões do Oscar 2010 indicavam que o filme A Fita Branca levaria a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro. Porém, para a surpresa de todos, foi o filme argentino O Segredo dos seus Olhos que fez festa na categoria dedicada às produções internacionais.

Ao assistir ao filme é fácil perceber fatores importantíssimos que explicam a escolha dos jurados do Oscar: a semelhança entre O Segredo dos seus Olhos e muitas produções americanas.

Na história, um investigador decide escrever um livro sobre um assassinato não resolvido e, favorecido pelo tempo que passou, não só volta a investigar e solucionar o crime, como também lacunas de sua vida pessoal, que estão diretamente ligadas a esses acontecimentos.

Tal descrição encaixa-se perfeitamente numa estrutura narrativa comum a filmes americanos do gênero, portanto, O Segredo dos seus Olhos tende a ser de mais fácil compreensão por parte dos americanos. Além do mais, outros elementos comuns a filmes de dramas e suspenses estão lá. Possivelmente, salvo alguns ajustes e diferenças, O Segredo dos seus Olhos cairia bem como um film-noir americano dos anos 40/50.

E são essas diferenças que fazem de O Segredo dos seus Olhos um filme de qualidade: mesmo assimilando características do cinema americano, há no longa-metragem uma forte influência narrativa e da cultura local, mostrando o tempo todo que mesmo sendo um filme universal, é fortemente caracterizado pelo cinema regional, de seu país.

E esse trabalho de dosagem foi muito bem realizado pelo diretor, Juan José Campanella, mais conhecido por comédias, que soube unir vários fatores, como interpretações no tom, para construir um filme que mesmo utilizando-se de certos estrangeirismos, consegue ser fortemente regional e respeitoso com o cinema de seu país.



Rafael Tavares é diretor, produtor e roteirista audiovisual, formado em Produção Audiovisual e pós-graduando em TV, Cinema e Mídias Digitais