Quarta-feira, 20 de novembro de 2019, atualizada às 16h23

Guirlandas sustentáveis são expostas no Shopping Spazio. Aprenda confeccioná-las

Da redação

Decorar a casa no Natal pode ser uma tarefa muito divertida. E não precisa ficar caro, já que é possível aproveitar boas ideias com toque de criatividade para criar peças artesanais com itens que antes não tinham serventia. Exemplo disso, são as 20 guirlandas que estão expostas a partir desta quarta-feira, 20 de novembro, no Spazio Shopping Design, na Ladeira Alexandre Leonel, 221, São Mateus. Retalhos de tecido, amostras de papel de parede, jeans e até tampas de marmita se transformaram em matéria-prima para a confecção das peças que podem ser conferidas no local até no Natal, 25 de dezembro, das 10h às 20h.

O trabalho foi encomendado pelo espaço ao atelier do Curso de Design de Moda do Centro Universitário Estácio de Sá, que reuniu alunas do 2° e 3° período para pensar em formas de produzir as guirlandas com conceito sustentável. A professora Aline Firjam detalha que todo o material utilizado vem de doações de empresas e lojas. “Para muitas pessoas esses materiais já não teriam mais um fim, mas usamos a criatividade, buscando algumas referências, para elaborar o trabalho”.

Além de decorar o Spazio, as peças serão vendidas durante o período da exposição e todo o valor arrecadado será revertido para três instituições de Juiz de Fora, que são: a Casa do Caminho, Ascomcer e Abrigo Santa Helena. Outras 20 guirlandas foram produzidas pelos alunos do curso de Design Gráfico. Também estão na mostra peças confeccionas por detentos do Ceresp.

Aprenda a fazer as guirlandas com retalhos de pano e tampas de marmita:

Guirlanda de Corações

Material

  • Uma armação de mdf redonda;
  • Retalhos de tecido;
  • Linha e agulha;Tinta dourada spray
  • Tesoura de picotar
  • Manta acrílica;
  • Cola quente;

Modo de fazer

A aluna do 2° período do curso de Design de Moda Samantha Kuhn explica como montar a peça. “Fizemos molde de coração com papel, pegamos retalhos de tecido e cortamos corações com tesoura de picotar para dar efeito zig-zag nas pontas. Juntamos dois lados com linha, costurando no entorno, deixando uma parte aberta para preencher com manta acrílica. Fechamos e, por fim, pregamos botão para o acabamento. A estrutura é pintada com a tinta spray e colamos os corações com cola quente”, detalhou Samantha.

Guirlanda de tampas de marmita

Material

  • Uma armação mdf redonda;
  • Tampas de mini marmita;
  • Grampeador;
  • Uma fita com paetês prata;
  • Cola quente

A aluna do 3° período do curso de Design de Moda Tatiana Medeiros diz que o atelier recebeu várias marmitas completas e que já estavam guardadas há muito tempo sem utilidade. “Pensamos em produzir algo futurístico. A cor prata traz essa ideia. Primeiro tentamos cortar estrelas, objetos, mas não chegamos no que tínhamos idealizado, até pensar em apenas dobrá-la”.

Modo de fazer

Corte a tampa retangular no meio e com a metade vire ela para dentro e grampeie.

Para fixar na armação, use cola quente, montando as peças de forma aleatória e finalize com a fita de paetês no centro da guirlanda, formando uma estrela.

ACESSA.com - Guirlandas sustent?veis s?o expostas no Shopping Spazio. Aprenda confeccion?-las