• Assinantes
  • Cultura

    Exposição revela os desejos íntimos de cada pessoa Flávio Nascimento expõe telas que marcam seus dez anos de carreira

    Guilherme Arêas
    Repórter
    10/11/2008

    Pela definição do dicionário, a palavra "desejo" significa, entre outras coisas, anseio, cobiça, vontade de comer ou de beber, apetite carnal. Significados de fácil percepção nas obras do artista plástico Flávio Nascimento (foto ao lado).

    Para comemorar os dez anos de carreira, ele reúne trinta imagens em sua 4ª mostra de pintura acrílica sobre telas. A explicação para o tema da exposição, Desejos, Flávio garante que não é difícil de entender.

    "Apesar de diferentes, todos nós temos nossos desejos. Há pessoas que desejam um carro, fama, beleza, sensualidade. Esses desejos eu quis representar nas telas", explica.

    O artista aproveita o tema para lembrar que os próprios visitantes da exposição sentem o desejo de ter algumas das telas em casa. "Por isso nessa exposição eu consigo reunir imagens de nu feminino e masculino junto com imagens de Jesus Cristo", diz.

    A diversidade das telas é uma das características da exposição. Além das pinturas com a técnica de tinta acrílica sobre telas, Flávio expõe um mosaico feito de azulejos e porcelanato.

    Foto de tela de Jesus e Maria Foto de tela de Ana Paula Arósio

    O artista plástico não esconde a preferência por uma das telas, a que retrata a atriz Ana Paula Arósio (foto acima, à direita), sua maior musa. Pintada no ano 2000, a obra foi vista e autografada pela atriz, que não só ficou admirada pela beleza da arte, como adquiriu mais dois trabalhos.

    Mas a lista de celebridades pintadas pelo artista não pára por aí. No hall da fama de Flávio Nascimento ainda estão a atriz Giovana Antonelli, a modelo Ana Hickmann (foto abaixo, à direita), a atriz norte-americana Jennifer Lopez e a cantora juizforana Josy Oliveira (foto abaixo, à esquerda).

    Essa última é mais uma das inspirações do artista plástico, que já registrou a cantora em outras telas. "Acho justo fazer uma homenagem para ela. É um artista ajudando o outro", diz.

    Foto de tela de nú masculino e feminino Foto de mosaico de borboleta

    Além de expor os trabalhos, o artista vende suas telas, principalmente por encomenda. "A maioria das pessoas que compram as minhas telas pedem para eu pintar o rosto de algum familiar. Muita gente oferece esse tipo de tela como presente."

    Foto de tela de nú masculino e feminino Foto de mosaico de borboleta
    Conheça um pouco mais sobre o artista

    Nascido em Juiz de Fora, autodidata, o artista plástico Flávio Nascimento iniciou sua primeira pintura em 1998, retratando a cantora norte-americana Paula Abdul. No princípio, em 1996, fazia desenhos em grafite e pastel seco, depois passou a lidar com as cores, e hoje sua técnica é acrílica sobre telas.

    Aos 20 anos, realizou sua primeira exposição no antigo Espaço Cultural Vivabella. Em sua segunda exposição realizada em 2000, Flávio teve novamente a oportunidade de retratar personalidades da mídia nacional e internacional: Paula Abdul, Sarah Brightman, Scheila Carvalho, Giovana Antonelli, Zeca Pagodinho e outra vez a atriz Ana Paula Arósio.

    Vencedor de vários prêmios, Flávio defende que a arte pode ser admirada por todos, seja ela qual for. Em Desejos, homenageia mais uma vez a mulher brasileira.

    A exposição Desejos pode ser conferida até o dia 20 de novembro na Galeria Helena do Constantino Hotel (rua Santo Antônio, 765, centro), das 8 h às 22 h.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.