Mostra resgata a história da Banda Daki Reviver o Carnaval reúne 150 fotos e evidencia a criatividade e a alegria dos foliões que acompanham o bloco nesses 37 anos de existência
Repórter
19/02/2009
Para quem não gosta de brincar Carnaval, mas se diverte ao ver os foliões curtindo a festa, uma dica é conferir a exposição Reviver o Carnaval. Trata-se da reunião de flashes de um dos blocos mais tradicionais de Juiz de Fora, a Banda Daki.
Segundo o organizador da exposição e da Banda Daki, José Carlos Passos,
a proposta é mostrar a criatividade e a alegria dos foliões, resgatando a história
da Banda. "Tem fotos interessantes e divertidas."
José Carlos afirma que cada estande da mostra reúne fotografias de um período de dez
anos. "Há fotos desde o ano da criação do bloco, em 1972, todas em preto e branco."
Esta é a quarta exposição que o organizador promove. "A primeira vez foi em 1992,
quando a Banda Daki completou 20 anos. Depois, fizemos novamente
nos 25 anos do bloco e no ano passado."
Ele conta que os comentários dos juizforanos são positivos. "Tem sempre
uma pessoa que fala que se divertiu ao ver um amigo, um parente ou o pai nas imagens."
Além das
fotos, há o primeiro livro de ouro, com a relação de fundos arrecadados para realizar
o bloco, e a primeira bandeira da Banda Daki.
História do bloco
A Banda Daki nasceu em 1972 da reunião de uma turma de amigos do bairro São Roque. Eles sentiam falta de uma programação diurna para o sábado de Carnaval. Eles resolveram se juntar com fantasias e muito bom humor para fazer graça pelas ruas da cidade.
Fundaram o bloco São Roque, mas como o número de adeptos crescia, os organizadores entenderam que o bloco deveria ser da cidade e não apenas da turma de São Roque. Em 1974, mudaram o nome para Banda Daki.
José Carlos contribui com a organização e a angariação de fundos para o bloco desde 1979, sendo considerado o grande entusiasta da festa. Ele afirma que o seu objetivo é manter a tradição.
Banda Daki em 2009
A Banda Daki vai sair no sábado, dia 21 de fevereiro. De acordo com José Carlos, a concentração para o bloco começa às 10h, na avenida dos Andradas. Às 12h30, quando o prefeito entregar a chave da cidade ao Rei Momo, Fabrício Scorallick, e à rainha do Carnaval, Grazielle dos Santos, o bloco sai pela avenida Rio Branco, na pista central, em direção à Catedral.
Dois trios elétricos, além da banda Realce, vão animar os foliões. As marchinhas carnavalescas darão o tom da festa. Os foliões vão brincar ao som de Mamãe eu Quero, Cabeleira do Zezé e Chiquita Bacana.
Isabelita dos Patins vai marcar presença. Ela também foi a atração da Banda Daki
em 2008. A expectativa de José Carlos é de que 70 mil pessoas participem desta festa.
Para ele, os juizforanos devem mostrar a criatividade na hora de cair no folia.
"Fantasia é o que se tem em casa e não se usa. Todo mundo pode se fantasiar."
A exposição Reviver o Carnaval pode ser conferida até o dia 24 de fevereiro, no Shopping Independência, durante o horário de funcionamento.
- 05/03/2009 » Diversidade musical marca carreira de Zeca Baleiro - Cantor e compositor vai aportar em Juiz de Fora e promete um show quente na cidade
- 02/03/2009 » Diretor juizforano recebe prêmio em festival no Japão
- 27/02/2009 » Apac JF reconhece pontos negativos da Campanha de Popularização do Teatro e Dança e lança estratégias para 2010
- 25/02/2009 » Fãs de Josy Oliveira acompanham paredão ao vivo e apostam no bom desempenho da cantora no BBB9
- 19/02/2009 » O vinil não morreu - Músicos juizforanos preservam a arte de tocar com os famosos bolachões
- 17/02/2009 » Riffari aposta na mistura do ska, rock e rap - Banda está se lançando no mercado musical com a promessa de sucesso. Os integrantes dividem o sonho de conquistar o reconhecimento do público
- 14/02/2009 » Cláudio Ramos apresenta espetáculos de sucesso em JF - Apesar de trabalhar com a comédia, ator não se considera humorista. Para ele, o maior desafio é apresentar um monólogo
- Leia mais matérias em arquivo...
