Mostra estimula o resgate da história presente nos trilhos da ferroviaIdealizada por alunas do curso de Turismo da UFJF, a exposição Viajando pelos trilhos é fruto de um trabalho desenvolvido com um grupo de idosos da cidade

Aline Furtado
Repórter
3/11/2010
Mostra

Estimular os idosos a trazerem à tona lembranças sobre a história presente em objetos e locais que remetem à ferrovia. Este é o objetivo da exposição Viajando pelos trilhos, aberta nesta quarta-feira, 3 de novembro, que traz fotografias antigas e atuais da ferrovia em Juiz de Fora.

O projeto é fruto de um trabalho de quatro alunas do curso de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com intenção de proporcionar ao público da terceira idade uma oportunidade de lazer e inclusão social.

"Pensamos em trabalhar com os idosos porque percebemos certa carência de atividades para esse público. Trabalhamos junto com nove senhoras que integram o Centro de Convivência do Idoso Dona Itália Franco-Pró-Idoso", explica uma das alunas, Mariana Machado Gonçalves. No último dia 29 de outubro, o grupo se reuniu a fim de visitar o Museu Ferroviário, onde tiveram oportunidade de conhecer a história ferroviária da cidade, além de relembrar um pouco da história de pontos como a Praça da Estação.

"A partir da visita, nossa intenção era fazer com que elas fotografassem os locais, para termos imagens de hoje e de tempos atrás. Mas, devido ao receio demonstrado pelo grupo com relação às novas tecnologias, optamos por mudar o foco. Foi quando passamos a contar com a colaboração de Manoel Monachesi, que tem grande acervo ligado à ferrovia. Ele nos cedeu as imagens que integram a mostra [ver galeria abaixo]."

Visita ao Museu Ferroviário Visita ao Museu Ferroviário

As alunas optaram por montar a exposição, traçando uma espécie de comparação entre o antes e o depois. Com isso, realizar, junto aos idosos, um momento de convivência, estimulando o resgate da memória. "Nossa intenção é fazer com que os idosos, sejam eles assistidos pelo Pró-Idoso ou não, tragam à tona lembranças dos locais mostrados, além de histórias diversas. Afinal, existe um certo saudosismo em função dos trens de passageiros terem sido desativados", aponta Mariana.

Fotografias

Serviço

A exposição Viajando pelos trilhos está em cartaz no Centro de Convivência do Idoso Dona Itália Franco-Pró-Idoso, que fica na rua Espírito Santo, 456, Centro. A mostra pode ser visitada até o próximo dia 10 de novembro, das 13h às 17h. A entrada é franca.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken