Abertas inscrições para o Festival Aos Berros de Cinema e Música Independentes

Por

Terça-feira, 29 de março de 2011, atualizada às 13h12

Abertas inscrições para o Festival Aos Berros de Cinema e Música Independentes 

Da Redação

Estão abertas as inscrições para o Festival Aos Berros de Cinema e Música Independentes. Os interessados podem se inscrever até o dia 18 de abril. O evento vai selecionar três bandas de punk e hardcore e três filmes com perfil independente. Cada selecionado receberá R$ 500 pela apresentação. O edital e a ficha de inscrição podem ser encontrados no site do evento.

Os candidatos à categoria de filmes devem enviar sinopse, fotos, material de divulgação e dois DVDs com o filme e a ficha de inscrição preenchida. Para isso, as bandas devem enviar, pelo menos, uma música autoral em um CD de áudio ou em formato MP3, a sinopse da banda e material de divulgação. Os endereços podem ser encontrados no site do festival. Em ambas as categorias só poderão se inscrever representantes da Zona da Mata. O evento será no dia 11 de junho deste ano. 

História

O Festival Aos Berros de Cinema e Música Independentes surgiu a partir da produção do documentário Aos Berros - Movimento Punk em Juiz de Fora, que conta a história do movimento punk na cidade, em meados da década de 80. Foi verificado que as bandas têm pouco espaço para mostrar o trabalho, por não possuir um viés comercial. O documentário foi produzido de forma independente e o festival busca abrir espaço para produtores audiovisuais independentes e bandas.

Além disso, o evento faz parte do lançamento do documentário, que estará disponível para download gratuito no site. O documentário começou a ser produzido em outubro de 2008, pelos estudantes Davi Ferreira, Aline Freitas e Jimmy Klaus e passou por pesquisa e gravações com vários remanescentes da geração punk dos anos 80. Além disso, arquivos inéditos foram restaurados.

Através de uma ampla pesquisa, gravações com vários remanescentes dessa "primeira geração punk", além da compilação e restauração de arquivos inéditos, Aos Berros tenta resgatar parte desta história ofuscada pela memória oficial.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken