• Assinantes
  • Cultura

    Livro apresenta um giro de 360º graus pelas ruas de Juiz de Fora

    De uma forma inovadora, a obra Juiz de Fora 360º apresenta dezenas de imagens de diferentes ângulos da cidade. Fotos serão expostas até julho

    Nathália Carvalho
    *Colaboração
    6/6/2012
    Livro Juiz de Fora 360º

    Pense em uma fotografia tirada em uma das mais importantes esquinas de Juiz de Fora, o cruzamento da avenida Rio Branco com a Itamar Franco. Agora imagine que ela começa no meio da Rio Branco e termina exatamente no mesmo ponto, como se você tivesse dado um giro para apreciar o local. Esta é a sensação que fotografias tiradas em ângulo de 360º causam. Dezenas delas estão reunidas em um livro, que será lançado nesta quinta-feira, 7 de junho.

    A obra, de 200 páginas, intitulada Juiz de Fora 360º, foi idealizada pelo produtor cultural Felipe Scaldini e as imagens pertencem aos fotógrafos juiz-foranos Kempton Vianna e Mike Britto. A exposição, que marca o lançamento do livro, é um projeto financiado pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura e a obra é um projeto aprovado por meio da Lei Rouanet.

    Scaldini conta que o trabalho de realização da obra iniciou-se há dois anos, quando ele conheceu os fotógrafos, e demorou quase um ano e meio para conquistar o primeiro patrocínio. "Conheci o Kempton e fiquei sabendo que ele tirava fotos da cidade de vários ângulos diferentes há sete anos. Fiquei interessado e demos início ao projeto, mas tivemos um começo muito difícil até conseguir a Rouanet".

    As imagens

    Paisagens, serviços, pontos turísticos, entretenimento, colégios, igrejas, hotéis, espaços de festa, casas de shows, shopping centers, bares, restaurantes, rodoviária, aeroporto, estádio, universidades, estação ferroviária, imagens aéreas... São dezenas de imagens da cidade de Juiz de Fora vista pelos olhos de fotógrafos profissionais e contadas nas páginas de um livro. "Queríamos retratar a cidade como um todo, como se fosse um portifólio".

    Além disso, o produtor explica que o objetivo é realçar a parte arquitetônica e empresarial da cidade, de uma forma inovadora e excêntrica. "Queremos que nosso livro possa servir como um material de referência dos detalhes e belezas para turistas e para os próprios juiz-foranos. A cidade se sentirá bem representada e com qualidade", completa.

    De acordo com o fotógrafo Kempton Vianna, cerca de 70% das fotos foram concebidas utilizando a técnica de 360º e outras, pelo ângulo de 180º, além de diversos recursos de fotografia. "As fotos são aleatórias e buscam mostrar nossa Juiz de Fora de uma maneira artística e baseada em uma linguagem orgânica. É um trabalho que mostra uma linda Juiz de Fora, que vale a pena ser vista."

    É interessante ressaltar que as imagens são noturnas e diurnas e variam de tamanhos. Scaldini comenta, ainda, que, além das dezenas de fotos de Kempton tiradas ao longo de sete anos, foi necessário que algumas fossem refeitas e aperfeiçoadas. "Contamos com a ajuda de um designer, que trabalhou na concepção do livro". A obra conta também com textos de contextualização sobre o momento em que as fotos foram tiradas e legendas explicativas.

    Exposição

    Com uma estrutura decorada por desenhos de um artista da cidade, a exposição com algumas obras do livro será aberta nesta quinta-feira, 7, em um shopping da avenida Itamar Franco. "Colocaremos quadros suspensos com as fotos, mas nem todas estarão lá", explica Scaldini. Ainda de acordo com ele, serão 18 fotos de 2m por 75cm, 14 de 1m por 40cm e outras em formato quadrado.

    Após o lançamento, a mostra ficará disponível para visita até o dia 1º de julho, de segunda a sábado, de 10h às 22h. De acordo com Scaldini, a ideia é levar a mostra para o centro da cidade, para que um grande número de juiz-foranos tenha a oportunidade de conhecer as fotografias. "Queremos levar ao fácil acesso do público e a ideia é colocar a exposição no Parque Halfeld em julho ou agosto".

    Confira abaixo um pouco do trabalho que será apresentado na obra e na exposição.

     

    *Nathália Carvalho é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF
    Os textos são revisados por Mariana Benicá

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.