Dia Internacional da S?ndrome de Down

Por

Dia Internacional da S?ndrome de Down Profissionais da ?rea, autoridades e pais de crian?as com
a defici?ncia discutem o assunto em Juiz de Fora


21/03/2007

Nesta quarta-feira, 21 de mar?o, ? o Dia Internacional da S?ndrome de Down. A data foi escolhida pela Associa??o Internacional Down Syndrome International, em alus?o aos tr?s cromossomos no par de n?mero 21 (21/3) que as pessoas com S?ndrome de Down possuem.

Esse cromosso em excesso (localizado no par de n?mero 21) altera o desenvolvimento regular da crian?a, que acarreta a defici?ncia, que n?o ? doen?a.

A ALAE - Associa??o de Livre Apoio ao Excepcional - realizou nesta quarta, uma palestra para para discutir o assunto. Cerca de 70 participantes re reuniram para analisar o trabalho da institui??o atrav?s do tema:"Alae: uma proposta inclusiva". Pais de excepcionais, autoridades e profissionais que trabalham dentro da ?rea foram convidados.

Possibilidade de detectar em Juiz de Fora

H? alguns anos no Brasil, e h? aproximadamente oito em Juiz de Fora, a gestante tem a possibilidade de, durante o pr?-natal, solicitar o exame conhecido como transluc?ncia nucal que detecta alguns problemas gen?ticos, entre eles a altera??o cromoss?mica que provoca o Down.

Na nuca do feto, existe uma ?rea com l?quido, entre a pele e o tecido subjacente, que aparece como um espa?o escuro, chamado de transluc?ncia nucal e que pode ser medido no exame. Se estiver aumentado, pode ser sinal de doen?a cromoss?mica, como a S?ndrome de Down, S?ndrome de Turner e de outras mais raras. O exame, no entanto, n?o d? um diagn?stico preciso.