mat?ria em audio

Um gesto de amor pelas crian?as Colabore, d? a sua contribui??o!

Ana Let?cia Sales
07/03/03

Logo das Aldeias SOS
? s? entrar na Aldeia SOS de Juiz de Fora para ouvirmos as crian?as e sua t?pica "algazarra". J? dentro do local, voc? as v? sorridentes, algumas brincando, outras jogando futebol, participando de gincanas, lendo, enfim, fazendo tudo que o que crian?a gosta. O olhar ? de alegria e o sorriso em cada rostinho mostra que a Aldeia est? fazendo sua parte: ajudando crian?as com a oportunidade de ter uma fam?lia, educa??o, carinho e, principalmente, muito amor.

casa-lar De acordo com a assistente social, Fl?via Lopes Longo Machado, a miss?o das Aldeias ? reconstruir o lar para as crian?as que, por algum motivo, n?o puderam ser mantidas por suas fam?lias biol?gicas. "Aqui, elas vivem em casas (que s?o as casas-lares) cada uma com uma m?e-social. Elas freq?entam a escola e no tempo livre n?s estamos sempre proporcionando atividades integrais, como algum esporte, leitura ou, simplesmente, brincadeiras", explica.

Como uma fam?lia

A estrutura das Aldeias pretende criar la?os fortes, para que as crian?as saibam que podem contar com uma fam?lia de verdade baseada no amor e prote??o. As crian?as tamb?m contam com assist?ncia m?dica, odontol?gica, al?m da aten??o de uma equipe especializada em observar o seu desenvolvimento humano.

Em Juiz de Fora, a Aldeia SOS ? administrada por Luiz Marcos Medeiros Carvalho, que tamb?m ? considerado o pai-social da Aldeia. "Em cada casa-lar moram dez crian?as que contam com uma m?e-social. O diretor do centro faz o papel de pai simb?lico para todas essas crian?as", afirma Fl?via.

D? um passeio pela Aldeia SOS em Juiz de Fora
Clique nas fotos para v?-las ampliadas
foto do local, clique para detalhes foto do local, clique para detalhes foto do local, clique para detalhes foto do local, clique para detalhes foto do local, clique para detalhes foto do local, clique para detalhes foto do local, clique para detalhes foto do local, clique para detalhes foto do local, clique para detalhes foto do local, clique para detalhes foto do local, clique para detalhes foto do local, clique para detalhes
Conhe?a a estrutura da Aldeia

Localizada no bairro Grama (Avenida Juiz de Fora, 667) a Aldeia SOS de Juiz de Fora, possui uma estrutura determinada, que tamb?m ? seguida em todas as aldeias do mundo:

Casas-lares

Em Juiz de Fora a Aldeia SOS possui dez casas-lares. Cada uma acolhe dez crian?as, entre meninos e meninas, at? os quinze anos, quando s?o encaminhadas para cursos profissionalizantes. Cada casa possui tr?s quartos para as crian?as e um para a m?e. A casa tem ainda dois banheiros (um para os meninos outro para as meninas), despensa, lavanderia e mais um c?modo. Al?m disso, as crian?as tem em seus lares dois quintais, um na parte da frente outro atr?s.

quarto com beliche quarto com duas camas cozinha
M?e-social

cria?as ? mesa ? uma profiss?o regulamentada por lei. As m?es da Aldeia recebem um sal?rio, tem direito a f?rias e descansos semanais. Nessas folgas elas s?o substitu?das pelas tias-sociais. A fun??o da m?e-social ? dirigir a casa-lar, controlar as despesas, dar aten??o e carinho ?s crian?as e tudo isso respeitando a individualidade de cada uma. Para ser uma m?e-social ? preciso alguns pr?-requisitos como ter mais de 25 anos, poder morar na aldeia e dedicar-se integralmente ?s crian?as. As mulheres interessadas passam por uma sele??o, depois s?o contratadas e treinadas, sendo respons?veis pelo desenvolvimentos das crian?as.

Casa-transit?ria

casa-transit?ria
? o primeiro local para as crian?as que chegam encaminhadas pela Vara da Inf?ncia e pelo Conselho Tutelar. L? elas permanecem por at? um ano, enquanto decide se elas podem voltar para a fam?lia biol?gica ou se ficar?o na Aldeia.




Centro-social

centro-social Ap?s o col?gio as crian?as s?o incentivadas a participar de atividades variadas. Na Aldeia de Juiz de Fora as crian?as podem aprender dan?as, esportes, teatro, idiomas, inform?tica, participar de oficinas, dentre outras. E espa?o ? o que n?o falta, pois a Aldeia tem quadras, piscinas, sal?es, al?m das salas de aula, de TV e v?deo, biblioteca, sala de inform?tica etc.



Casa Jovem

campo de futebol
Resid?ncia fora da Aldeia onde os meninos s?o encaminhados quando completam 15 anos. L? eles complementam o processo de desenvolvimento e integra??o e s?o encaminhados para cursos profissionalizantes, onde v?o se preparar para entrar no mercado de trabalho.




Ajude os aldeanos

A Aldeia SOS de Juiz de Fora precisa, e muito, de doa?es, pois s?o delas que as crian?as, tamb?m chamadas de aldeanos, vivem. "Estamos precisando de material escolar, medicamentos de primeiro-socorros (que n?o t?m contra-indica??o), alimentos em geral, al?m de produtos de higiene e limpeza" diz a assistente social Fl?via Lopes.

Voc? pode deixar suas doa?es na sede da Aldeia na Avenida Juiz de Fora, 667. Ou, se preferir, ligue para l? e veja os locais onde voc? pode deixar sua ajuda. O telefone ? 3224-7240.

Seja um Amigo SOS

Se ao inv?s de doa?es materiais voc? preferir colaborar em dinheiro, basta se tornar um Amigo SOS. Imprima o formul?rio ao lado e preencha os dados. Em seguida, envie o cupom para o fax (11) 5579-9551. Voc? estar? colaborando com todas as Aldeias SOS do pa?s.

Conhe?a mais sobre as Aldeias SOS no site www.aldeiasinfantis.org.br