Os melhores cursos de JF, segundo ENADE

Por

Os melhores cursos de JF, segundo ENADE Quatro cursos da cidade est?o entre os dez melhores do Brasil. UFJF fica com de psicologia nacional e a Universo, com o de jornalismo do Sudeste

Fernanda Leonel
Rep?rter
01/06/2007

Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) est? o melhor curso de psicologia do pa?s. A classifica??o vem do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), divulgado na ?ltima quinta-feira, 31, pelo Minist?rio da Educa??o (MEC).

A cidade tamb?m comemora outros bons resultados. Mais tr?s cursos, da UFJF e da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), est?o entre os dez melhores do Brasil.

O curso de Turismo da federal conseguiu o conceito 63,4 e ficou com a s?tima coloca??o nacional. Nesta mesma posi??o est? o Direito da UFJF, que alcan?ou 63,8 pontos. A Universo ficou com o terceiro lugar da classifica??o em Comunica??o Social com habilita??o em jornalismo. O resultado ? o melhor de Juiz de Fora e tamb?m de Minas Gerais.

Para a coordenadora do curso de comunica??o da Universo, Maristela Rocha, o resultado ? fruto do trabalho realizado por toda a equipe, desde 2003, ano no qual o jornalismo passou a ser oferecido na faculdade. "N?s estamos muito emocionados. Preparamos os alunos para a prova cerca de dez dias antes, mas n?o esper?vamos que o resultado fosse t?o bom. Esse ? um trabalho de um ano inteiro".

O coordenador do curso de psicologia da UFJF tamb?m compartilha da opini?o de Maristela. Al?m de destacar o cont?nuo aprendizado dos alunos, dentro e fora das salas de aula, atrav?s de pesquisas e projetos de extens?o, ele fez quest?o de frisar que "o bom desempenho do curso ? conseq??ncia de um trabalho de muitos anos, j? que ele tem se voltado para uma tem?tica atual e essa moderniza??o ? fator relevante nesse resultado".

Em Juiz de Fora, as seguintes institui?es foram avaliadas: Centro de Ensino Superior (CES), Faculdade de Ci?ncias Cont?beis e Administrativas Machado Sobrinho, Doctum, Granbery, Instituto Vianna J?nior, Facsum, Instituto Superior de Educa??o Carlos Chagas, UFJF, Unipac e Universo.

Quatro cursos da UFJF - administra??o, direito, psicologia e turismo - al?m do jornalismo na Universo, conseguiram a nota 5, considerada o conceito m?ximo de acordo com a avalia??o do MEC. Em todo Brasil, apenas 45 dos 5.701 cursos de gradua??o avaliados pelo ENADE conseguiram essa nota.

Confira o resultado da avalia??o, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An?sio Teixeira (INEP)

Novidades

Na segunda edi??o do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), a prova de avalia??o que substituiu o antigo Prov?o, o Minist?rio da Educa??o calculou o quanto uma institui??o aumentou o conhecimento de seu aluno e criou um ?ndice para isso.

Ao contr?rio do Prov?o, que avaliava apenas os alunos que estavam concluindo o curso, o Enade avalia os concluintes (com pelo menos 85% dos cr?ditos feitos) e tamb?m os que est?o iniciando a faculdade (com 25% dos cr?ditos cursados).

O Minist?rio criou um ?ndice para ver o avan?o entre o in?cio e o fim do curso. Comparando escolas com tipos de alunos semelhantes, chegou a uma m?dia de qual seria o desempenho esperado naquela ?rea quando o estudante tivesse terminado o curso. Aquelas institui?es que ficassem acima dessa m?dia, receberiam um conceito 4 ou 5 no chamado de IDD, ?ndice de Diferen?a do Desempenho. Na m?dia, ficariam com 3 e, abaixo, 1 e 2.

O Enade ? parte de um sistema de avalia??o do MEC que ainda ter? visitas de comiss?es a cada institui??o para verificar corpo t?cnico e docente, infra-estrutura, perfil pedag?gico, entre outros pontos. Mas a nota da prova ? um dos componentes da avalia??o.