"Fora da caridade não há salvação"
. Esta máxima do capítulo XV do livro Evangelho segundo o Espiritismo é um dos lemas da Fundação Espírita Allan Kardec (FEAK). Para o diretor de divisão doutrinária e um dos membros fundadores da instituição, Armando Falconi Filho (foto abaixo), o importante é ser útil ao próximo. "A casa é administrada como uma empresa, em que o lucro é a qualidade de serviço ao próximo".
Na palestra de comemoração dos 17 anos de fundação, Falconi falou sobre o que a casa representa hoje. "A FEAK é a casa dos amigos de Allan Kardec, a casa do reencontro"
, diz. E lembra que a grande maioria das famílias ajudadas não são espíritas. Atualmente, a fundação arrecada mais de 27 mil quilos de mantimentos por ano, que são distribuídos entre as famílias cadastradas na instituição.
Em uma casa alugada na rua Rua Dom Pedro II, Mariano Procópio a fundação começou seus trabalhos doutrinários e beneficentes. Neste endereço ficaram por um ano e oito meses.
Segundo a diretora de Assistência Social da entidade, Marília de Aquino Firjam (foto ao lado), o trabalho da fundação começou com a ajuda a gestantes carentes. "Um médico conhecido indicava a Fundação às mulheres, porque sabia do trabalho assistencial"
, diz Marília. Através da mulher, chegava-se - como acontece ainda hoje - as famílias.
Com a doação de um terreno, no bairro Cascatinha, feita pelo casal Célia e Manoel Teixeira Lopes, uma nova estrutura da FEAK foi erguida. Saíram do aluguel, mas foram necessários campanhas e almoços para arrecadar capital para a construção da casa. O resultado foram os cinco módulos atuais, onde são dadas palestras, aulas, atendimento médico entre outros trabalhos.
Consultório odontológico
S.O.S Preces
Cozinha
Armário com enxoval
Oficina de biscoito
Auditório para palestrasOutra forma de ser voluntário é adotar uma família. A campanha de adoção, que começou há seis anos, consiste na relação de afinidade. São tiradas fotos das mães com os filhos e colocadas em um mural no corredor da fundação. A pessoa olha o mural, identifica-se com alguma família e, se tiver recursos financeiros, adota. Por enquanto, são seis madrinhas.
As oficinas de artesanato e biscoito resultam em trabalhos que são vendidos às comunidades. As oficinas acontecem em dias diferentes, em diversas salas da FEAK. As pessoas que fazem os cursos aprendem uma profissão e as crianças têm a oportunidade de estudar. Quando alguma mulher se emancipa, consegue um emprego, ela sai da lista de carentes e dá lugar a outra. Segundo Marília, já existe uma lista de espera.
Quem deseja colaborar com a FEAK, pode pegar um carnê de contribuição espontânea. Os freqüentadores e os simpatizantes da casa doam a quantia que desejarem e se puderem. O dinheiro é usado para ajudar nas múltiplas tarefas da instituição. Outra forma, e a doação através do Banco Bradesco, Agência 3410-0, Conta 714249-8
Leia mais: