Associação Internacional de Lions Clube Conheça o trabalho desta instituição mundial

Sílvia Zoche
05/10/2004

A Associação Internacional Lions Clube surgiu em 1917, criado por Melvin Jones. Um dos objetivos dos Lions Clubes é promover o serviço dos associados em servir comunidades sem recompensa financeira pessoal.

"Os objetivos do Lions Clubs International resumem os propósitos e metas da organização Leonística. Os clubes individuais devem adotar os Objetivos Gerais para propósitos específicos"

Siginificado de Lions

Imagem site: http://www.lcsmdores.hpg.ig.com.br

L - Liberdade
I - Igualdade
O - Ordem
N - Nacionalismo
S - Serviço

No símbolo do Clube, ao lado, um Leão está olhando para o passado e outro, para o futuro

Lions Clube de Juiz de Fora

Murilo Elbio Siqueira O primeiro clube, em Juiz de Fora, surgiu em 1955. Atualmente existem oito clubes na cidade. O governador do Lions Clube, em Juiz de Fora e região, Murilo Élbio Siqueira (foto abaixo) explica que é necessário que cada clube tenha uma área de atuação específica, em que se destaque, mas sem deixar de atuar em outras áreas também.
"O Lions Clube Juiz de Fora Centro, por exemplo, é responsável pela Associação dos Cegos e se destaca nesta área, mas não deixa de participar de outros projetos. A prioridade é atender aos carentes, desde a criança até o idoso", explica o governador.


Governadoria

A governadoria de um Lions Clube é responsável por uma grande região. No caso do governador Murilo Élbio, ele é responsável por 80 cidades, num total de 96 clubes. Ele deve viajar sempre, visitar os clubes e saber o que eles estão realizando em prol da comunidade. "Eu devo levar incentivo e aumentar o número de sócios", diz.

Sócios e voluntários

Os sócios participam ajudando em feiras de saúde, arrecadação de cestas básicas e o governador explica que a assistência é dada não a uma pessoa, mas a instituições e entidades que necessitam de ajuda. "A instituição que nos pede ajuda tem seu pedido avaliado", diz Murilo Siqueira. O projeto só é qualificado se servir a muitas pessoas, como foi o caso da compra de aparelhos hospitalares para uma instituição, na cidade de Ubá.

Foto Lions Clube de Juiz de Fora Campanha de alimentos - doação a Sopa dos Pobres, em Juiz de Fora
Foto Lions Clube de Juiz de Fora Feira de saúde, em Matias Barbosa



Quando vai ser realizada uma feira de saúde, o clube entra em contato com a prefeitura da cidade necessitada, principalmente roças. "A atuação dos Leões de Juiz de Fora não se restringe a Juiz de Fora. Trabalhamos também na região, sem nenhum tipo de salário", explica.

Foto Lions Clube de Juiz de Fora Exame de detecção de diabete, em Paiva
Foto Lions Clube de Juiz de Fora Emissão de carteira de identidade,
em Andrelândia






Veja o que o Lions Clube fez em uma de suas campanhas, na cidade de Paiva

Os sócios e pessoas voluntárias, como estagiários de diversas áreas, cabeleireiros, médicos, policiais, entre outros profissionais, seguem até a cidade necessitada. A prefeitura cede um ônibus, alimentação e até quites para exames de diabetes. "Quem quiser ser voluntário, não precisa se associar ao Clube".

Foto Lions Clube de Juiz de Fora Teste de acuidade visual,
em Andrelândia



Mas quem quiser ser um membro do clube, o primeiro passo é alguém do Lions indicá-lo. Depois disso, é feita uma comissão para decidir se a pessoa pode fazer parte do clube, através do Código de Ética do Leão, que "é uma diretriz dos valores pessoais que devem ser demonstrados pelos sócios".

Foto Lions Clube de Juiz de Fora Exame de diabete, em Matias Barbosa
Foto Lions Clube de Juiz de Fora Natal das crianças do Ceprom,
em Juiz de Fora