Direitos Humanos

Rotary Club de Juiz de Fora Pioneiro na campanha mundial contra poliomielite, o Rotary está há 77 anos em JF. Em outubro de 2004 foram investidos U$ 320 mil em projetos sociais



Sílvia Zoche
Repórter
04/11/2004

Você sabia que o Rotary Club, uma associação internacional, foi pioneiro na campanha mundial contra a poliomielite, que teve início em 1985, com o programa Polio Plus? Além disso é a única Organização Não-Governamental (ONG) que possui assento permanente na Organização das Nações Unidas (ONU).

O Rotary possui clubes em 166 países e Juiz de Fora, há 77 anos, também faz parte dessa organização. Atualmente, são cinco clubes na cidade, todos independentes. A Fundação dos Rotarianos (Rua Roberto de Barros, 35) possui a missão de apoiar os esforços do Rotary Internacional. Os outros clubes são Rotary Club Sul, Rotary Club São Mateus, Rotary Club Norte e Rotary Club Distrito industrial.

Waldir Francisco de Andrade Uma das razões da fundação do Rotary Club, em 23 de fevereiro de 1905 (Chicago/EUA), foi a necessidade do companherismo - que significa "compartilhar o pão". Um dos sócios do Rotary (chamados também de rotarianos), Waldir Francisco de Andrade - militar da reserva - (foto ao lado), deixa claro que o "Rotary não é um clube de benevolência e sim um prestador de serviços". Os sócios discutem uma vez por semana quais são os objetivos, as ações e as atividades que devem colocar em prática na comunidade. Andrade nos conta que, antes de mais nada, os objetivos principais da associação são:

  • Estimular e fomentar o ideal de servir
  • O desenvolvimento do companheirismo
  • Melhoria da comunidade
  • Aproximação profissional do mundo inteiro
Ações

Para se ter uma idéia do tipo de trabalho realizado pelos rotarianos, Andrade fala da missão realizada do dia 15 a 22 de outubro de 2004. Foram investidos U$ 320 mil, em 14 projetos: 13, em Juiz de Fora e um, no Vale do Jequitinhonha. Andrade explica que os recursos são doados voluntariamente para a execução dos serviços comunitários.

"Foi feita uma parceria com o distrito do Rotary, em Pensilvânia (EUA). Os projetos foram apresentados e aprovados. Vieram, então, 82 profissionais dos Estados Unidos, Dinamarca e Inglaterra, entre médicos, engenheiros e técnicos em informática para a missão", explica Andrade.

De acordo com Andrade, os rotarianos enviaram uma carta, recentemente, à prefeitura de Juiz de Fora para alertar sobre problemas de esgoto no bairro Linhares. Outra forma de prestar serviços é interceder às empresas para que forneçam leite para uma determinada instituição, por exemplo.

Nas fotos abaixo, alguns exemplos de trabalhos realizados pela equipe da fundação Rotária de Juiz de Fora.

Urdindo Dia das Crianças
em Caeté
Foto da urdidura, que é na vertical Lactário
em Matias Barbosa
Tecendo Distribuição de cestas básicas, no natal de 2003

Participe

Para fazer parte do Rotary o primeiro passo é ser um profissional, de qualquer área. "Cada pessoa que entra para o Rotary deve representar uma profissão", diz Andrade. Não é à toa que um dos pilares da associação é o profissional, além dos serviços internos, à comunidade e internacionais.

Passo seguinte. Um rotariano deve convidá-lo para fazer parte do clube. "Nós chamamos a pessoa para reunir conosco à mesa, em horário de refeição sempre. Perguntamos o que ela achou, se gostou da conversa e se ele aceita ser um rotariano". Mulheres também podem fazer parte do clube, desde 1989. Antes dessa data ainda existia um certo preconceito na participação feminina.

Juiz de Fora assim como outras cidades da Zona da Mata Mineira e Vertentes fazem parte do Distrito 4580. Por isso não existe uma sede fixa.

Para saber outras informações, inclusive como ajudar e obter ajuda, o telefone da Fundação Rotária é (32) 3211-6544.
O endereço é Rua Roberto de Barros, 35.