mat?ria em audio

Educand?rio Carlos Chagas H? 73 anos a institui??o busca a socializa??o entre os jovens

Rita Couto
*colabora??o
02/05/2005

fachada do Educand?rio Fundado em 1932, por iniciativa de Eunice Gabbi Weaver, o Eduncand?rio Carlos Chagas est? h? mais de sete d?cadas em Juiz de Fora (73 anos).

No ?n?cio, a institui??o atendia os filhos sadios de hansenianos que buscavam orienta??o e prote??o. Atualmente, ? administrada pelo Rotary Club de Juiz de Fora (Distrito Industrial) e abriga, aproximadamante, quarenta adolescentes, dentre eles alguns portadores de necessidades especiais e ?rf?os.

Compromisso

De acordo com Nilza Cassiano, psic?loga respons?vel pelo acompanhamento dos jovens, a principal preocupa??o do Educand?rio ? a reintegra??o dos assistidos na sociedade. "Muitos adolescentes que abrigamos t?m problemas familiares e, no per?odo que ficam aqui na institui??o, fornecemos suporte psicol?gico e educacional para que ele se equilibre e possa voltar para casa", diz Nilza.

Apesar do n?mero elevado de assistidos, a individualidade de cada um deles ? respeitada para que se sintam ? vontade. Exemplo disso ? um dos quartos ocupados pelas meninas que tem as paredes cobertas por cartazes e p?steres de artistas.

cama mural de fotos quarto
biblioteca biblioteca enfermaria
Reinser??o

jovem trabalhando O processo de reintegra??o dos jovens na sociedade ocorre de forma gradual, atrav?s de pequenas a?es, como a permiss?o para que os meninos joguem futebol na quadra da escola que freq?entam e n?o na da institui??o. Assim, "os jovens convivem com outras pessoas da mesma idade e com hist?rias de vida diferentes e v?o aos poucos sendo aceitos pela sociedade novamente", relata a psic?loga.

Os adolescentes t?m tamb?m a oportunidade de freq?entar cursos de office-boy, de office-girl e de inform?tica oferecidos pela Prefeitura e que preparam os jovens para o mercado de trabalho.

Al?m disso, em parceria com a Belgo Mineira, ? desenvolvido dentro do Educand?rio o Programa Construindo o Futuro, que proporciona o primeiro emprego aos adolescentes.

Respons?veis por embalar pregos, os jovens trabalham um turno e recebem meio sal?rio m?nimo. "Esse programa ? muito importante para n?s, porque temos a oportunidade de um emprego e ficamos conhecidos na empresa", comenta Marcos Paulo Pugliese, empacotador respons?vel hoje por supervisionar os outros jovens empregados.

Al?m do incentivo profissional, Nilza afirma que outra preocupa??o da institui??o ? a educa??o dos assistidos. "Todos os adolescentes estudam em escolas pr?ximas ao Educand?rio e t?m aulas de refor?o escolar pela manh? ou pela tarde oferecidas por volunt?rios", completa.

sala de aula consult?rio odontol?gico enfermaria
sala de aula cozinha varal de cartazes

Segundo a psic?loga, o n?mero de pessoas realmente compromissadas com o servi?o volunt?rio ? muito pequeno - "muitas telefonam, dizem o que t?m a oferecer, marcam um hor?rio para visita e nem aparecem. Outras v?m nos conhecer, falam que dia v?o come?ar a nos ajudar, mas n?o voltam", relata.

Atualmente, a institui??o conta com alguns volunt?rios respons?veis pelas atividades esportivas e pelo artesanato.

Para ajudar

As doa?es para o Educand?rio Carlos Chagas podem ser feitas atrav?s de dep?sito banc?rio:

Raz?o social: Sociedade Eunice Weaver de Juiz de Fora
BANCO ITA? - AG. 3165 C/C 000528-5
BANCO do BRASIL - AG. 3205-0 C/C 5195-0

Se voc? quer encaminhar algum outro tipo de doa??o, ? s? enviar para:
Rua Eunice Weaver, s/n - Bairro Carlos Chagas Juiz de Fora - MG.
O telefone de contato ?: (32) 3221-1826

*Rita Couto ? estudante do 3? per?odo de Comunica??o Social da UFJF