mat?ria em audio

Sociedade Beneficente Sopa dos Pobres Refei?es para carentes e moradores de rua distribu?das h? quase cem anos em Juiz de Fora

Fernanda Leonel
Rep?rter
04/01/2006
Saiba mais sobre o trabalho da Sociedade Sopa dos Pobres! Clique no ?cone ao lado para assistir ? uma mat?ria, em v?deo

Veja!

fila do refeit?rio "Dona Terezinha abre a cozinha!" ? com essa brincadeira que a funcion?ria mais antiga da Sociedade Sopa dos Pobres, Tereza de Lima Ribeiro, sabe quando j? ? hora de abrir as portas para servir o almo?o. A senhora, que trabalha na institui??o desde 1989, diz que, muitas vezes, ocupada com seus afazeres no interior da sede da sociedade, n?o v? que j? s?o 11h da manh? - hora que come?a a ser servida a sopa. Despertador pra n?o perder a hora? Que nada! Do lado de fora, a fila de mais de cem pessoas que come?a a se formar, solta o "grito de guerra" para lembrar que j? ? hora de "matar a fome".

A distribui??o da sopa acontece de segunda a sexta-feira, de 11h at? o meio dia. O card?pio, variado, ? supervisionado por uma nutricionista e depende do que h? na "dispensa". Junto com a sopa, que pode ser repetida quantas vezes o beneficiado quiser, s?o servidos p?es que tamb?m s?o oferecidos ? quem queira levar para casa para outra refei??o.

pessoas almo?ando Todos os dias, mais de 150 pessoas almo?am na institui??o, mas de acordo com os funcion?rios, esse n?mero chega a 250 em determinadas ?pocas do ano. Os quatro dias de carnaval s?o exemplo do aumento no n?mero de refei?es servidas. "Nessa ?poca aumenta muito o n?mero de andarilhos na cidade. E estamos aqui para receb?-los", exemplifica Dona Terezinha.

Para provar das sopas, basta entrar, pegar seu prato e se sentar. N?o h? nenhum tipo de cadastro de beneficiados, o que, de acordo com a presidente da sociedade Vanda Fonseca Coelho foi determinado para que nunca ningu?m com fome fosse barrado na porta. "Para muitos, a sopa servida pela institui??o no hor?rio do almo?o ? a ?nica refei??o do dia", destaca.

fila do refeit?rio panela com a sopa cozinheiras preparando a comida
De gera??o para gera??o

m?e e filha almo?ando Tereza Marcelina da Silva (foto) almo?a diariamente h? mais de 20 anos na Sopa dos Pobres. Ela que vinha com a m?e para fazer a refei??o di?ria agora traz a filha Ana Paula, de oito anos, para matar a fome do meio do dia.

"Fui criada com essa sopa, porque minha m?e n?o tinha muitas condi?es. Agora a minha filha est? crescendo por causa dessa ajuda, porque continuamos com muitas dificuldades", afirma.

As duas adoram a refei??o ou "o tempero da Tia Terezinha" como diz Ana Paula, que se sente em casa dentro da cozinha onde ? servida a sopa. Ela brinca, senta em v?rias mesas diferentes, cumprimenta todos e tem acesso at? ? cozinha das "tias".

Ana Paula almo?a na institui??o desde os seis meses de idade, quando a sopa tomou o lugar do leite materno da m?e. Almo?o com arroz e feij?o, card?pio diferente do que a sociedade oferece, ela diz que foram poucas vezes na vida.

Roupas e sapatos

A Sopa dos Pobres tamb?m oferece ajuda na forma de distribui??o de roupas e sapatos para os mais carentes. ? medida que esse tipo de doa??o ? recebida pela institui??o, a distribui??o ? feita.

Na cozinha onde s?o servidas as refei?es ? montado um mini standing onde as pe?as de roupas, sapatos ou objetos recolhidos s?o colocados ? disposi??o de quem freq?enta a Sopa dos Pobres. Quem precisa vai at? o local e pega, como afirma a presidente da institui??o "sem ter que se constranger com os funcion?rios, repartindo com eles quais s?o as suas necessidades".

O come?o de tudo

A Sociedade Sopa dos Pobres foi fundada em 1910 pelo casal Ludgero e Alcides Guimar?es Moreira. A id?ia de implantar uma institui??o de caridade surgiu nas comemora?es do anivers?rio de sua filha Dulce Guimar?es, ?nica mulher entre os filhos do casal. Todos os anos, para comemorar o anivers?rio de Dulce, Ludgero e Alcides faziam a distribui??o de cachorros quentes a crian?as de rua da cidade.

Felizes com o resultado que obtinham dessa comemora?es, resolveram fundar uma institui??o, que, aos s?bados, pud?sse oferecer comida de qualidade para moradores de rua de Juiz de Fora.

Todos os s?bados, o casal e mais tr?s colegas sa?am na parte da manh? pelas ruas, em busca de comerciantes que pud?ssem contribuir com os alimentos para a realiza??o do almo?o. A id?ia come?ou a tomar forma, e em menos de dois anos, eles ofereceriam mais de 60 refei?es aos pobres e moradores de rua da cidade.

fachada de sede A distribui??o aos s?bados continuou at? 1931, quando a institui??o foi registrada e passou a funcionar durante toda a semana. Um amigo da casal, o juizforano J?sus de Oliveira, doou uma de suas propriedades que foi transformada em sede, lugar onde at? hoje funciona a distribui??o das refei?es.

Em 1931 tamb?m aconteceu a mudan?a do que era oferecido no almo?o dos beneficiados. A sopa, um tipo de refei??o menos dispendiosa e que, por esse motivo, possibilitava que mais pessoas pudessem ser atendidas, entrou no card?pio no lugar do arroz e do feij?o.

Como ajudar

homem almo?ando, oferencendo uma colher de sopaA Sociedade Beneficente Sopa dos Pobres ? mantida com contribui?es de juizforanos. A popula??o local e os empres?rios da cidade s?o os ?nicos respons?veis pela manuten??o da Sopa dos Pobres desde a sua funda??o.

Em dezembro de 2005, a sede da institui??o passou pela primeira reforma, que foi viabilizada atrav?s de uma parceria realizada com o com?rcio local. Nesse m?s de reforma, a Sopa dos Pobres foi transferida para a rua Silva Jardim, para n?o interromper a distribui??o da comida.

De acordo com a presidente da institui??o, Vanda Fonseca, toda ajuda ? muito v?lida para a manuten??o da distribui??o da sopa. Alimentos, dinheiro, roupas, sapatos ou ajuda humana. Tudo vai ser aproveitado.

Para quem quer ajudar, a Sociedade Beneficente Sopa dos Pobres fica na rua Santo Ant?nio, 110, no centro. O telefone para contato ? o (32) 3211-8401

D? sua opini?o sobre esta mat?ria.
Envie um e-mail para redacao@acessa.com