Segunda-feira, 02 de junho de 2008, atualizada dia 04 de junho, ?s 12h20

Semin?rio debate inclus?o social no Col?gio T?cnico Universit?rio



Daniele Gruppi
Rep?rter

Vai at? esta sexta-feira, dia 06 de junho, no Col?gio T?cnico Universit?rio (CTU), o II Semin?rio da Regi?o Sudeste do Programa TEC NEP "Possibilidades e Desafios", cujo tema ? "Inclus?o, Forma??o Profissional, Mundo Produtivo".

Segundo o coordenador do N?cleo de Apoio a Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (NAPNE), Jos? Geraldo Souza Vale, o CTU implementa a?es com o objetivo de promover a inclus?o e capacita??o profissional das pessoas com defici?ncias no ensino regular.

"O evento aborda a inclus?o das pessoas com defici?ncia no ensino regular. As empresas t?m demanda para contratar pessoas com necessidades especiais, mas estas, ?s vezes, n?o possuem qualifica??o para ingressar e permanecer no mercado de trabalho. A id?ia ? mostrar o potencial que elas possuem e promover uma escola para todos". Para Vale, a partir da inclus?o, deve-se modificar o olhar para a pessoa com defici?ncia. "Enfoca-se muito no problema, e n?o a pessoa. Isso precisa mudar".

O Semin?rio debate o assunto, atrav?s de ciclos de palestras e mini-cursos. Atividades art?sticas, envolvendo pessoas com necessidades especiais tamb?m ser?o apresentadas. "Objetivamos tornar mais agrad?veis as reuni?es e mostrar o sucesso dessas pessoas independente da defici?ncia".