Funda??o Esp?rita Jo?o de Freitas Maior idade pode ser sim, melhor idade! Conhe?a o trabalho dessa institui??o que trabalha h? 72 anos em Juiz de Fora

Fernanda Leonel
Rep?rter
03/06/2006

foto de pessoas mais velhas treinando andar Encher a vida de alegria de quem j? trabalhou muito, teve a agenda e a casa cheia e hoje sente solid?o. Dar casa, calor e afeto para senhores e senhoras que perderam parentes, amigos e encontram na conviv?ncia em grupo a possibilidade da vida social de volta. Essa ? a miss?o da Funda??o Esp?rita Jo?o de Freitas, que atende 80 juizforanos de terceira idade.

Como resume o presidente da institui??o, Zen?bio Miranda, a funda??o trabalha para ser um lar. "N?o somos asilo, abrigo, nada disso. Queremos que todos considerem o espa?o como sua pr?pria casa", destaca. E ? realmente assim que eles parecem trabalhar. Durante a visita da ACESSA.com ? entidade, o que n?o faltou foram sorrisos, abra?os e m?os no ombro entre funcion?rios e h?spedes do lar.

Os 80 assistidos, todos com mais de 65 anos, permanecem em tempo integral na institui??o. Cada um possui sua casa, que ? dividida apenas com mais um parceiro. "As assistentes sociais dividem os pares de acordo com afinidades e hist?rias de vida, para que dessa maneira, eles possam compartilhar as casas e ao mesmo tempo a companhia", destaca o presidente.

foto da porta da casa dos velhinhos foto da cozinah da casa dos velhinhos

As casas t?m banheiro, sala e cozinha e dois quartos, para que cada morador tenha sua privacidade. Para os momentos nos quais a ?ltima coisa que se quer ? ficar sozinho, os h?spedes podem desfrutar das oficinas, sal?o de festas, espa?o para conviv?ncia, barbearia e tamb?m do jardim: o cantinho preferido de todos eles.

? nesse espa?o que eles tomam o t?o importante sol da manh?. O espa?o, al?m de muito agrad?vel aos olhos, acabou servindo como ponto de encontro de todos eles. Ali trocam receitas, fofocas, impress?es, curiosidades. Combinam o que v?o fazer e se preparam para as atividades f?sicas do dia.

? isso mesmo! Quem imagina que a vida desses senhores e senhoras que j? passaram dos 60 se resume a um solzinho e muita ?gua fresca est? enganado. Exerc?cio f?sico faz bem ? sa?de, espanta a depress?o e ajuda na qualidade de vida. E ? por isso mesmo que essa ? uma das atividades que fazem parte da agenda de todos eles.

Para a sa?de da mente, atividades manuais nas oficinas e alguns passeios tur?sticos para sair da rotina. Nada de cabe?a desocupada, nada de corpo parado. Tudo para transformar a terceira idade em uma ?poca bonita de se viver e desfrutar.

O juizforano ajuda

A Funda??o Esp?rita Jo?o de Freitas n?o possui nenhum v?nculo com o governo federal, municipal ou estadual. Todo o dinheiro utilizado para a manuten??o da institui??o foi ou ? fruto da solidariedade do juizforano.

Como a institui??o ? uma das mais antigas de Juiz de Fora e possui um trabalho reconhecido pela cidade, n?o falta credibilidade por parte de quem doa na hora de ajudar ao pr?ximo.

foto dos assitidos caminhando foto dos assitidos indo passear de ?nibus foto de um encontro da terceira idade

Como destaca o presidente, ao longo dos anos algumas pessoas deixaram seus bens ao morrer para a entidade. Esses im?veis foram administrados e hoje rendem alugu?is que praticamente mant?m a institui??o.

"O juizforano tem um bom cora??o. Sempre ajuda. A nossa hist?ria foi trilhada com a bondade e a confian?a das pessoas dessa cidade", afirmou o presidente dizendo que apesar da institui??o carregar e trabalhar sob a ?tica espiritista, todas as religi?es contribuem.

Como come?ou essa hist?ria...
Em 1918, senhoras reunidas em uma casa na rua S?o Mateus, receberam um comunicado assinado pelo esp?rito Jo?o de Freitas que sugeria a cria??o de uma casa de amparo aos idosos.

Dezesseis anos depois, esfor?os somados levaram a cria??o da institui??o, uma entidade sem fim lucrativos por um grupo de idealistas (foto ao lado) liderado por Ali Halfeld, Epaminondas Braga, Orvile Dutra, entre outros. O objetivo era amparar idosos carentes fornecendo-lhes moradia, alimenta??o, assist?ncia m?dica e medicamentos.

Comemorando 72 anos de atividades ininterruptas e o crescente aumento de atendimentos durante sua hist?ria de solidariedade, a Funda??o Esp?rita Jo?o de Freitas n?o se intimida com a idade: "Que venham mais 72 anos", resume o presidente da institui??o.

Como ajudar

A Funda??o Esp?rita Jo?o de Freitas recebe doa?es em forma de dinheiro, roupas, alimentos, medicamentos, entre outros. As doa?es podem ser feitas diretamente no local, na Rua S?o Mateus, 1350. O telefone da institui??o ? o (32) 3232-1279

A entidade mant?m uma conta para receber as doa?es. Anote os dados: BRADESCO - AG 3442-8 - C/C: 4062_2