Campeonato Brasileiro S?rie C

Por

? vencer e torcer Apesar dos n?meros atuais serem negativos, em caso de vit?ria do Tupi contra o Jaguar? e o jogo entre Am?rica e Guarani terminar empatado, carij? s? vai depender de si na ?ltima rodada

Guilherme Oliveira
Colabora??o*
25/07/2007

Os n?meros mostram um futuro n?o t?o promissor para o Tupi na s?rie C do Campeonato Brasileiro. Com apenas tr?s pontos e amargando a ?ltima coloca??o do grupo 11, o carij? ter? que vencer os seus pr?ximos dois confrontos e torcer para outros resultados de seus advers?rios acontecerem.

Essa situa??o n?o ? nova para o alvinegro que no ano passado, na disputa do M?dulo II do Campeonato Mineiro, dependeu de uma s?rie de resultados para alcan?ar a primeira divis?o. ? nesse exemplo que o treinador Z? Lu?s, que tamb?m estava no comando da equipe naquela ?poca, tem se apegado e estimulado seus jogadores.

"Bons exemplos estamos sempre passando. Vivemos uma situa??o assim no ano passado. T?nhamos um grupo que acreditava, fizemos o nosso papel, porque se os outros resultados ajudassem e n?s n?o venc?ssemos de nada ia adiantar", diz Z? Lu?s.

Apesar de toda a situa??o atual, o Tupi pode chegar ? ?ltima rodada dependendo somente de si. Para isso acontecer ter? que vencer o Jaguar? no pr?ximo s?bado fora de casa e torcer para que o jogo entre Guarani e Am?rica termine empatado.

"Confiar a gente confia, ainda temos chance. Sabemos que dever?amos ter feito o dever de casa contra o Guarani, mas da mesma forma que eles vieram aqui e venceram, n?s tamb?m podemos vencer o Jaguar? no Esp?rito Santo", diz Marcelo (foto ao lado) que espera que a equipe tenha uma constante durante a partida. "O nosso time tem que ter um mesmo patamar durante o jogo. Joga 15 minutos bem e os outros 15 mal, isso n?o pode acontecer".

Para o treinador Z? Lu?s ? essa atitude que tem faltado ao time. "Desaten??o, eles t?m que tomar atitude. Eles j? conversaram entre eles. N?o se pode abaixar a cabe?a e acreditar durante os 90 minutos".

Desfalques s?o os outros problemas

Al?m de ter que vencer e torcer, o Tupi ter? mais dor de cabe?a, quatro jogadores titulares v?o desfalcar o carij?. Os meias Robinho e Pachola e o lateral direito Pepe est?o em tratamento no departamento m?dico. J? o atacante Allan n?o poder? atuar pois recebeu o terceiro cart?o amarelo na ?ltima partida contra o Guarani. "Infelizmente o nosso plantel ? pequeno e as op?es n?o s?o muitas", diz Z? Lu?s que s? vai definir a equipe titular ap?s o coletivo de quinta-feira.

*Guilherme Oliveira ? estudante de Comunica??o Social da UFJF