Centro de Acolhimento a Crian?a e Adolesc?ncia Oficinas terap?uticas e a arte como transforma??o s?o as ferramentas do Caia na constru??o da cidadania de mais de 200 crian?as


Fernanda Leonel
Rep?rter
06/03/2007

Hist?rias de sucesso ? que n?o faltam ao Centro de Acolhimento a Inf?ncia e a Adolesc?ncia (Caia). Com trabalhos voltados para crian?as e adolescentes em situa??o de risco ou que apresentem desvio de comportamento, o Centro se orgulha em dizer que a palavra "transforma??o" faz parte sim do dicion?rio cotidiano de quem acredita nesse sonho.

Isso porque aten??o, amor, cidadania e arte nunca s?o palavras que sobram, que passam por algu?m sem causar impactos positivos. No Caia, as crian?as s?o entendidas em seus problemas, sem contudo, perderem nenhum brilho.

"N?o propomos o modelo ideal de crian?a aqui. Trabalhamos com quem tem desvios, sofrimentos, e nosso objetivo, portanto, ? dar a chance para que essas crian?as e adolescentes vejam que existe um futuro promissor para elas - basta querer", explica Herm?nia Bailes, coordenadora do atendimento fonoaudiol?gico no Caia.

A Organiza??o N?o-Governamental existe desde 2001 e trabalha na forma??o da cidadania e na reformula??o de comportamentos de aproximadamente 200 crian?as e adolescentes. Os atendidos s?o encaminhados por escolas que possuem algum tipo de problema com esse p?blico, Conselhos Tutelares e outras institui?es.

Ao chegar no Caia, as crian?as passam por uma acolhida, que procura conhecer o hist?rico de vida dessa crian?a e entender o comportamento que o levou at? ali, assim como os que elas possam ter ao longo da estadia no projeto. Um grupo de profissionais realiza a avalia??o social e investiga??o das "demandas" daquele jovem.

foto de aula de fonoaudiologia foto de aula de fonoaudiologia

Com a informa??o na m?o, essas crian?as e adolescentes s?o encaminhados para as oficinas terap?uticas, aulas de artes ou atendimentos psicol?gicos e fonoaudiol?gicos do projeto. A lista de atividades ? extensa e h? subdivis?es, mesmo dentro das dezenas de oficinas.

foto de aula de pintura foto de aula de pintura

Oficinas de dan?a, artes, musicoterapia, moda, bijuterias... Existe de tudo um pouco e de acordo com a necessidade e o interesse da crian?a. Nessas oficinas, mais do que ocupar o tempo e desenvolver alguma atividade, esses jovens aprendem um of?cio, ganham auto-estima, confian?a e melhoram a socializa??o.

"Aqui elas n?o aprendem s? a t?cnica. A id?ia dessas oficinas ? oferecer uma forma de express?o para essas crian?as, que tanto t?m o que falar. Todas chegam com algum tipo de sofrimento, chegam agressivas, agitadas e, muitas vezes, n?o se percebe que isso ? conseq??ncia de um sofrimento. A Arte funciona para elas como uma via para conhecer o mundo", explica a professora de Artes, Raqueline Bastos.

foto de aula de bijuterias foto de aula de artes

O Caia procura trabalhar tamb?m com as fam?lias das crian?as, por entender que essas pessoas s?o a base para o sucesso do atendimento que, como gostam de frisar v?rias das respons?veis, "acontece respeitando o tempo da crian?a ou adolescente".

Na ONG tamb?m s?o desenvolvidos outros dois projetos paralelos: o de DST/Aids, que procura esclarecer, por meios de palestras, oficinas e abordagem dos pais na sala de espera, os riscos e preven?es dessas doen?as; e o Projeto Ambulatorial que presta atendimento psicol?gico e fonoaudiol?gico para adultos ou pais de crian?as que participam das oficinas do Caia.