Quinta-feira, 27 de setembro de 2007, atualizada ?s 9h52

Ascomcer e empresa de cosm?ticos na luta contra o c?ncer de mama


Fabricio Werneck
Colabora??o*

Neste s?bado, dia 29 de setembro, a Associa??o Feminina de Combate e Preven??o ao C?ncer de Mama de Juiz de Fora (Ascomcer) se junta a uma empresa de cosm?ticos na campanha "Um beijo pela vida". A campanha, que vai ter in?cio ?s 9h, no Parque Halfeld, e vai at? ?s 13h, vai marcar o Dia Nacional de Combate ao c?ncer de mama.

A campanha "Um beijo pela vida" recebeu esse nome porque a empresa que realiza a iniciativa destina parte de suas vendas de batons ? luta contra o c?ncer de mama. "O objetivo ? conscientizar a popula??o sobre a import?ncia da preven??o do c?ncer de mama", ressalta a assitente social da Ascomcer, M?rcia Moreira.

Durante a manh?, v?o ser entregues folhetos explicativos. Assistentes sociais, psic?logos e enfermeiros tamb?m v?o estar presentes para o esclarecimento de d?vidas da popula??o.

"O c?ncer v?m aumentando muito a sua incid?ncia, mas, ao mesmo tempo, melhorando o seu diagn?stico atrav?s do auto-exame e do exame feito pelo m?dico respons?vel", observa a m?dica do Ascomcer, Ana Cl?udia Figueiredo. Neste s?bado, enfermeiras v?o ensinar as mulheres que passarem pelo local a fazer o auto-exame.

Entre as principais causas para o desenvolvimento da doen?a est?o o consumo de ?lcool e o hist?rico familiar propenso, afirma a m?dica Ana Cl?udia.

*Fabricio Werneck ? estudante de Comunica??o Social da Universidade Federal de Juiz de Fora