Inform?tica auxilia na inclus?o de surdos no mercadoTrinta alunos aguardam apadrinhamento para serem capacitados em curso de inform?tica. Vagas no mercado existem, mas faltam profissionais

Pablo Cordeiro
*Colabora??o
28/5/2010

O projeto de inclus?o de surdos no mercado profissional Me Escuta conta atualmente com 30 alunos ? espera por padrinhos para come?ar o curso de inform?tica, que tem dura??o de um ano e in?cio em agosto. Em Juiz de Fora, o mercado oferece vagas para esses profissionais, mas o p?blico especializado ? escasso.

O projeto ? uma iniciativa da Bit Company - unidade Juiz de Fora - em parceria com a Associa??o Comercial, que j? capacitou seis surdos/mudos carentes na primeira turma, em 2009. Segundo a diretora adjunta da empresa, Marny de Souza Dutra, a idealiza??o de um curso com essa finalidade na cidade surgiu a partir de uma experi?ncia na aula de inform?tica tradicional.

"Uma aluna trazia um int?rprete particular, mas acabou n?o concluindo o curso. Os surdos n?o se sentem ? vontade quando n?o est?o no meio deles. Dava para perceber que ela n?o estava motivada." Procuramos uma pessoa especializada em inform?tica e capacitada para dar aulas de libras para que turmas exclusivas pudessem ser criadas. "Em Juiz de Fora, s? existem tr?s profissionais envolvidos em projetos de inform?tica e libras", acrescenta Marny.

Entretanto, para a continuidade do projeto, ? necess?rio o apadrinhamento dos alunos que n?o podem arcar com os custos das aulas. A diretora adjunta destaca que, sem esse incentivo, a inclus?o desse p?blico no mercado de trabalho fica dif?cil. "Existe uma barreira em aceit?-los no mercado justo e sem discrimina??o. Ainda temos muito preconceito. As pessoas acham que eles n?o t?m capacidade para evoluir. Pelo contr?rio, sua capacidade de concentra??o ? muito grande."

Al?m da primeira turma, a empresa j? ministrou, em 2008, um minicurso para 15 alunos. Para os interessados em apadrinhar, o contato da empresa ? (32) 3691-2891. Atrav?s desse telefone, quem quiser participar do curso tamb?m pode fazer o cadastro.?

Incentivo na vida

N?o apenas no mercado profissional, mas o curso tamb?m serve como incentivo e motiva??o para a vida dos surdos. Segundo Marny, as diferen?as que o aluno apresenta ao concluir o curso s?o enormes. "Eles saem mais seguros e mais abertos. Sentem-se capazes e mais inclu?dos na sociedade. Geralmente a gente tem que ir ao mundo deles e, com a inform?tica, eles v?m ao nosso mundo. Eles amadurecem, criam um novo horizonte."

Para a aluna que completou o curso em 2010, Denise Ribeiro de Paula, de 21 anos, as diferen?as ocorreram n?o s? no aprendizado da inform?tica, mas tamb?m no desenvolvimento de interesse em outras ?reas de ensino e conviv?ncia social. Segundo sua m?e, Maria Aparecida, a capacita??o s? apresentou resultados positivos. "Foi de grande ajuda. Ela se saiu bem e teve vontade de aprender. Seu desempenho no dia a dia melhorou bastante. Antes ela tinha vergonha de se comunicar."

Atualmente, Denise est? no primeiro ano do ensino m?dio e apta para trabalhar com inform?tica, embora ainda n?o tenha encontrado oportunidade. Ela busca na internet outros tipos de curso para continuar aprendendo. "No futuro, Denise pretende cursar uma faculdade de est?tica, como a irm?", explica Maria. Sua m?e sabe que essa caminhada n?o ser? f?cil, mas confia no esfor?o. "Se depender dela, ela n?o para."

O m?todo de ensino

Os equipamentos utilizados nas aulas s?o os mesmos que qualquer pessoa utiliza. A ?nica adapta??o ? a linguagem e a maior utiliza??o de imagens. H? dois anos e meio trabalhando em projetos de inform?tica e libras, a professora e int?rprete Jussara Carvalho reafirma que o n?mero de surdos no mercado ainda ? baixo. Jussara afirma que eles s?o capazes de desenvolver um aprendizado acima do normal.

"Eles s?o mais visuais. Por isso, al?m da linguagem, utilizo mais materiais com imagens, como TV e datashow. Eles t?m mais facilidade em aprender porque nada tira sua aten??o, s?o centrados e dificilmente se dispersam." Jussara diz que sua maior dificuldade ? o portugu?s, pois sua primeira l?ngua ? a libras. No curso s?o ministrados os m?dulos de windows, word, excel, power point e internet. No avan?ado, as aulas s?o de webdesign.

*Pablo Cordeiro ? estudante do 10? per?odo de Comunica??o Social da UFJF