Institui?es fazem campanha para arrecadar agasalhos Frio come?a mais cedo e a expectativa ? que o n?mero de
agasalhos doados seja maior que no ano passado


Priscila Magalh?es
Rep?rter
14/05/2008

A Sociedade Beneficente M?o Amiga inicia sua campanha do agasalho 2008 neste s?bado, 17 de maio, ?s 09h, com um ped?gio solid?rio na rua Jos? Proc?pio Teixeira esquina com avenida Rio Branco, no bairro Bom Pastor.

A expectativa da presidente da Sociedade, Maria Aparecida da Silva, mais conhecida como Cida, ? que a arrecada??o seja superior ? do ano passado, quando foram doados 450 cobertores e 1.400 pe?as de roupas. "Estamos com a esperan?a de conseguir mais que em 2007, apesar de ainda n?o termos parceiros definidos".

A campanha do agasalho promovida pela institui??o foi antecipada por causa do frio, que chegou mais cedo neste ano. "N?o ?amos come?ar agora, mas os cadastrados j? est?o perguntando pelas roupas", diz.

Entre os agasalhos, a institui??o arrecada blusas de frio, cal?as, meias e toucas. "Queremos amenizar o sofrimento das pessoas, principalmente das crian?as". S?o 300 fam?lias cadastradas na institui??o, que atende aos bairros Bela Aurora, Santa Efig?nia, Arco-?ris, Vale Verde, Previdenci?rios, Teixeiras, Ipiranga, Sagrado Cora??o, Santa Luzia, Santa Rita e Vila Olavo Costa (veja os mapas).

O encerramento da campanha est? previsto para o dia 07 de julho, quando a institui??o planeja uma grande festa no cal?ad?o da rua Halfeld. "Para isso, precisamos da autoriza??o da Prefeitura", diz. A inten??o de Cida ? levar artistas da institui??o para o local. "Queremos fazer apresenta??o com palha?os, com nossos alunos das aulas de viol?o, de capoeira e hip hop. Assim, esperamos arrecadar mais roupas, cobertores e dinheiro".

M?o Amiga tamb?m precisa de alimentos

foto de Maria Aparecida O objetivo do ped?gio solid?rio ? atingir pedestres e motoristas. Quem passar pelo local pode doar as roupas e cobertores e ainda contribuir com a quantia de R$ 0,50. "? um valor que todo mundo pode doar", diz.

? com esse dinheiro que a institui??o vai comprar alimentos para garantir a sopa do inverno. "Todo ano, no inverno, fazemos uma sopa para, al?m de esquentar as pessoas por fora, com os agasalhos, esquentar tamb?m por dentro", diz Cida (foto ao lado).

A sopa ainda n?o come?ou a ser servida por falta de recursos. A institui??o precisa de ingredientes, como legumes, macarr?o, canjiquinha, ?leo e g?s de cozinha. "Servimos para as fam?lias cadastradas que podem pegar de acordo com o n?mero de pessoas que tem em casa".

Cida alerta que, quando as pessoas n?o puderem levar as doa?es at? a institui??o, ? s? entrar em contato pelo telefone que ela pede para buscar. Ali?s, essa ? uma das dificuldades enfrentadas pela M?o Amiga. "Precisamos de um carro para podermos fazer isso. Sempre que precisamos, temos que pagar carretos ou motos".

Sociedade Beneficente M?o Amiga

Endere?o: Avenida Darcy Vargas, 35 - Ipiranga
Telefone: (32) 3241-4208
Doa?es para outras institui?es

Outras institui?es de Juiz de Fora tamb?m realizam sua campanha do agasalho e precisam de ajuda.

Sociedade Beneficente Sopa dos Pobres

A institui??o (leia a mat?ria) come?a a campanha do agasalho com pensamento positivo. A meta ? alcan?ar os n?meros de 2007, quando 500 cobertores foram doados ?s pessoas cadastradas e ?s que batiam ? porta.

S?o cerca de 200 pessoas cadastradas e que se alimentam, diariamente, no local. "Na ?poca de inverno esse n?mero aumenta, pois bate muita gente aqui", diz a coordenadora da institui??o, Roselaine Ribeiro Assun??o.

Como no inverno o n?mero de pessoas que procuram a ajuda da institui??o ? grande, ela continua pedindo ajuda de alimentos. "O n?mero de doa?es caiu muito por causa da alta nos pre?os dos produtos", diz. A institui??o precisa de carnes em geral, legumes de todos os tipos, fub?, macarr?o, feij?o, arroz, tempero, ?leo e sal.

Endere?o: Rua Santo Ant?nio, 110 - Centro, de 08h ?s 17h.
Telefone: (32) 3211-8401.

Pastoral Universit?ria do Ces

Come?a nesta segunda-feira, 09 de junho, a campanha do agasalho da Pastoral Universit?ria do Centro de Ensino Superior (CES). ? a primeira campanha do agasalho realizada pela pastoral.

Durante os dias da campanha, que termina nesta quinta, 12, a expectativa do membro da pastoral Walenty Cejnog ? recolher agasalhos suficientes para atender o Educand?rio Carlos Chagas ( Leia a mat?ria) . Roupas de frio, cal?ados em bom estado e cobertores v?o ser distribu?dos para 53 pessoas que vivem na institui??o.

S?o 25 adolescentes, entre 14 e 18 anos, e 28 pessoas com necessidades especiais, entre 14 e 47 anos. "Tem pessoas de todas as idades o que facilita as doa?es", diz. As doa?es podem ser feitas Campus Academia, no Verbum Divinum e no Arnaldo Jansen. Os interessados em fazer doa?es podem ligar para (32) 3249-7771.

Se voc? ? volunt?rio ou conhece alguma institui??o, em Juiz de Fora, que est? recolhendo agasalhos para doar, envie um e-mail para redacao@acessa.com, com o nome da institui??o, endere?o e telefone.