Ter?a-feira, 04 de setembro de 2007, atualizada ?s 17h27

Juizforanos participam de "Grito dos Exclu?dos" com plebiscito que questiona a privatiza??o da Vale


Thiago Werneck
Rep?rter

Entidades e Movimentos Sociais est?o realizando uma grande vota??o em todo o Brasil. A popula??o deve dar sua opini?o sobre os seguintes assuntos (confira as perguntas no fim da nota): a reestatiza??o da Companhia Vale do Rio Doce; o controle do capital privado sobre a energia el?trica; reforma da previd?ncia e sobre o pagamento dos juros das d?vidas externas e internas. Em Juiz de Fora o plebiscito popular espalhou cerca de 80 urnas em igrejas, escolas, faculdades e bairros da cidade. No centro h? uma urna no Cal?ad?o da Rua Halfeld, funcionando entre 9h e 18h.

Em Juiz de Fora a vota??o ? organizada por movimentos da igreja, setores sociais e Diret?rio Central do Estudantes (DCE). Para votar, basta saber o n?mero do documento de identidade ou CPF. A expectativa da organiza??o ? de que 20 mil pessoas deixem seus votos nas urnas de Juiz de Fora.

Os organizadores querem provar que a for?a da sociedade pode mudar os rumos de decis?es pol?ticas. Uma das coordenadoras do movimento, C?ntia Soares, refor?a que essa ? uma forma de mostrar que a popula??o pode fazer alguma coisa. "Queremos que todos acreditem que ? poss?vel anular o leil?o de 2007 que vendeu a Vale. ? um movimento de contesta??o e com apoio popular vamos poder reestatizar a empresa", destaca. "

A CUT e os movimentos sindicais a ela ligados resolveram fazer uma vota??o separada. Ao inv?s de quatro perguntas, o questionamento existe apenas sobre a reestatiza??o da Vale. "Quer?amos centrar em um s? assunto para n?o perder o foco da manifesta??o. Preferimos fazer vota??o interna nos sindicatos", explica o Presidente da CUT em Juiz de Fora, P?ricles Lima.

Para o sindicalista, a Vale pode voltar ao controle do estado. "O governo brasileiro deve fazer como Evo Morales que estatizou a Petrobras para Bol?via e Hugo Chaves que fez o mesmo com Companhias petrol?feras na Venezuela. Basta o governo querer e por isso vamos pression?-lo com essa vota??o", destaca.

O "Grito dos Exclu?dos"

O resultado do plebiscito ser? levado dia 24 de outubro ao Pal?cio do Planalto, em Bras?lia. Uma grande manifesta??o est? sendo marcada para data. O ato faz parte do "Grito dos Exclu?dos", um projeto que busca mostrar ? sociedade os princ?pios, classes sociais e assuntos pol?micos deixados de lado ou esquecidos pelo governo.

O ponto m?ximo do movimento acontece nessa sexta-feira, dia 7 de setembro. Em todo pa?s, representantes da sociedade fazem passeata defendendo suas causas. Em Juiz de Fora, a expectativa ? de que cerca de 500 pessoas participem de passeata pela Avenida Rio Branco. A concentra??o para sa?da est? marcada para ?s 9h, na esquina da rua Oscar Vidal, com Avenida Rio Branco. Todos as pessoas s?o convidadas a participar;

As perguntas

1. Em 1997, a Companhia Vale do Rio Doce ? patrim?nio constru?do pelo povo brasileiro ? foi fraudulentamente privatizada, a??o que o governo e o poder judici?rio podem anular. A Vale deve continuar nas m?os do capital privado? (vote na enquete)

2. O Governo deve continuar priorizando o pagamento dos juros da d?vida externa e interna, em vez de investir na melhoria das condi?es de vida e trabalho do povo brasileiro? (vote na enquete)

3. Voc? concorda que a energia el?trica continue sendo explorada pelo capital privado, com o povo pagando at? 8 vezes mais que as grandes empresas? (vote na enquete)

4. Voc? concorda com uma reforma da Previd?ncia que retire direitos dos trabalhadores(as)? (vote na enquete)

Enquetes
Em 1997, a Companhia Vale do Rio Doce ? patrim?nio constru?do pelo povo brasileiro ? foi fraudulentamente privatizada, a??o que o governo e o poder judici?rio podem anular. A Vale deve continuar nas m?os do capital privado?
      Sim
      N?o
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com


O Governo deve continuar priorizando o pagamento dos juros da d?vida externa e interna, em vez de investir na melhoria das condi?es de vida e trabalho do povo brasileiro?
      Sim
      N?o
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com


Voc? concorda que a energia el?trica continue sendo explorada pelo capital privado, com o povo pagando at? 8 vezes mais que as grandes empresas?
      Sim
      N?o
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com


Voc? concorda com uma reforma da Previd?ncia que retire direitos dos trabalhadores(as)?
      Sim
      N?o
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com