• Assinantes
  • Direitos Humanos

    Terça-feira, 04 de setembro de 2007, atualizada às 17h27

    Juizforanos participam de "Grito dos Excluídos" com plebiscito que questiona a privatização da Vale


    Thiago Werneck
    Repórter

    Entidades e Movimentos Sociais estão realizando uma grande votação em todo o Brasil. A população deve dar sua opinião sobre os seguintes assuntos (confira as perguntas no fim da nota): a reestatização da Companhia Vale do Rio Doce; o controle do capital privado sobre a energia elétrica; reforma da previdência e sobre o pagamento dos juros das dívidas externas e internas. Em Juiz de Fora o plebiscito popular espalhou cerca de 80 urnas em igrejas, escolas, faculdades e bairros da cidade. No centro há uma urna no Calçadão da Rua Halfeld, funcionando entre 9h e 18h.

    Em Juiz de Fora a votação é organizada por movimentos da igreja, setores sociais e Diretório Central do Estudantes (DCE). Para votar, basta saber o número do documento de identidade ou CPF. A expectativa da organização é de que 20 mil pessoas deixem seus votos nas urnas de Juiz de Fora.

    Os organizadores querem provar que a força da sociedade pode mudar os rumos de decisões políticas. Uma das coordenadoras do movimento, Cíntia Soares, reforça que essa é uma forma de mostrar que a população pode fazer alguma coisa. "Queremos que todos acreditem que é possível anular o leilão de 2007 que vendeu a Vale. É um movimento de contestação e com apoio popular vamos poder reestatizar a empresa", destaca. "

    A CUT e os movimentos sindicais a ela ligados resolveram fazer uma votação separada. Ao invés de quatro perguntas, o questionamento existe apenas sobre a reestatização da Vale. "Queríamos centrar em um só assunto para não perder o foco da manifestação. Preferimos fazer votação interna nos sindicatos", explica o Presidente da CUT em Juiz de Fora, Péricles Lima.

    Para o sindicalista, a Vale pode voltar ao controle do estado. "O governo brasileiro deve fazer como Evo Morales que estatizou a Petrobras para Bolívia e Hugo Chaves que fez o mesmo com Companhias petrolíferas na Venezuela. Basta o governo querer e por isso vamos pressioná-lo com essa votação", destaca.

    O "Grito dos Excluídos"

    O resultado do plebiscito será levado dia 24 de outubro ao Palácio do Planalto, em Brasília. Uma grande manifestação está sendo marcada para data. O ato faz parte do "Grito dos Excluídos", um projeto que busca mostrar à sociedade os princípios, classes sociais e assuntos polêmicos deixados de lado ou esquecidos pelo governo.

    O ponto máximo do movimento acontece nessa sexta-feira, dia 7 de setembro. Em todo país, representantes da sociedade fazem passeata defendendo suas causas. Em Juiz de Fora, a expectativa é de que cerca de 500 pessoas participem de passeata pela Avenida Rio Branco. A concentração para saída está marcada para às 9h, na esquina da rua Oscar Vidal, com Avenida Rio Branco. Todos as pessoas são convidadas a participar;

    As perguntas

    1. Em 1997, a Companhia Vale do Rio Doce – patrimônio construído pelo povo brasileiro – foi fraudulentamente privatizada, ação que o governo e o poder judiciário podem anular. A Vale deve continuar nas mãos do capital privado? (vote na enquete)

    2. O Governo deve continuar priorizando o pagamento dos juros da dívida externa e interna, em vez de investir na melhoria das condições de vida e trabalho do povo brasileiro? (vote na enquete)

    3. Você concorda que a energia elétrica continue sendo explorada pelo capital privado, com o povo pagando até 8 vezes mais que as grandes empresas? (vote na enquete)

    4. Você concorda com uma reforma da Previdência que retire direitos dos trabalhadores(as)? (vote na enquete)

    Enquetes
    Em 1997, a Companhia Vale do Rio Doce – patrimônio construído pelo povo brasileiro – foi fraudulentamente privatizada, ação que o governo e o poder judiciário podem anular. A Vale deve continuar nas mãos do capital privado?
        Sim
        Não
       

    ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com


    O Governo deve continuar priorizando o pagamento dos juros da dívida externa e interna, em vez de investir na melhoria das condições de vida e trabalho do povo brasileiro?
        Sim
        Não
       

    ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com


    Você concorda que a energia elétrica continue sendo explorada pelo capital privado, com o povo pagando até 8 vezes mais que as grandes empresas?
        Sim
        Não
       

    ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com


    Você concorda com uma reforma da Previdência que retire direitos dos trabalhadores(as)?
        Sim
        Não
       

    ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.