Juiz-forano incentiva a solidariedade por meio da doação de alimentos, brinquedos e amor

Projeto organizado por Fábio Trifilio é abraçado por amigos e internautas, garantindo a alegria de crianças e adolescentes

Andréa Moreira
Repórter
28/11/2012
Ação Páscoa 2012

Fim de ano, para grande parte das pessoas, é época de renovar as esperanças, de reunião entre amigos e familiares e, muitas vezes, de fazer o bem. Há quem diga que é o espírito natalino que nos impulsiona a olhar para o próximo e praticar boas ações.

Contudo, em alguns casos, estes sentimentos não se afloram apenas nesta época do ano. Muitos anônimos dedicam parte do seu tempo para atender e ajudar outras pessoas durante todo o ano. Um destes é o educador físico e bombeiro Fábio Trifilio (foto abaixo, à direita), que há dois anos resolveu colocar em prática um antigo sonho.

"Sempre tive vontade de ajudar as pessoas, mas sempre esbarrava nas mesmas desculpas: 'Não tenho tempo', 'Meu trabalho não me deixa fazer mais nada' e por aí vai. Até que, conversando com uma amiga, cuja família realiza um trabalho com moradores de rua, descobri que o tempo, eu poderia fazer."

Apesar de ser juiz-forano, Trifilio trabalha na cidade de Pará de Minas. Distante 338 quilômetros de Juiz de Fora, o bombeiro encontra tempo para ajudar as pessoas de sua terra natal. "Foram tantas as ideias que passaram pela minha cabeça. Primeiro pensei em ajudar uma família mensalmente, depois uma instituição específica. E, no fim, cheguei à conclusão de que existem muito mais pessoas que precisam de ajuda do que eu imaginava."

A primeira ação de Trifilio foi realizada no Natal de 2011. Juntamente com um grupo de amigos, ele seguiu até dois pontos de Juiz de Fora para doar alimentos e brinquedos arrecadados na época. Um dos amigos é a professora Daniela Aguiar (segunda da esquerda para a direita na foto abaixo). "Leciono em um bairro carente da cidade. Quando soube da campanha do Fábio, perguntei se ele não gostaria de doar alguns itens para famílias que eu conhecia. Ele topou e conseguimos atender muitas pessoas."

A ajuda de tantos amigos, e até mesmo de até então desconhecidos, fez com que o educador físico e seus parceiros organizassem outro evento, na Páscoa deste ano, como revela Daniela. "Conseguimos mais de 200 ovos de Páscoa. Presenteamos crianças que, acredito, nunca tinham recebido um. A alegria foi tanta que, quando percebi, já estava mais do que envolvida nestas ações."

A internet como aliada

Como não reside em Juiz de Fora, Trifilio revela que a internet é sua grande aliada. "Coloquei uma postagem na minha página em uma rede social e, quando vi, tinha dezenas de comentários e até alguns compartilhamentos. Eram tantas as pessoas que queriam ajudar, que sempre consegui atender mais pessoas do que imaginava," afirma o bombeiro, revelando que, muitas vezes, foi difícil segurar a emoção. "Em diversos momentos cheguei a arrepiar a sentir meus olhos se encherem de lágrimas ao ver a quantidade de pessoas que estavam dispostas a ajudar o próximo."

Questionado sobre este número expressivo de pessoas que sempre estão dispostas a colaborar, Trifilio acredita que a vida corrida e agitada, algumas vezes, faz com que as pessoas fiquem isoladas. "Atualmente as pessoas não param. É trabalho, televisão, internet... Tudo consome tempo. Apesar disso, sei que existem muitas pessoas dispostas a ajudar. E, mais do que isso, sinto que algumas pessoas têm a necessidade de ajudar."

Perguntado sobre o que ele recebe ao realizar este tipo de ação, Trifilio afirma que é apenas um instrumento para que algo de bom aconteça. "Sei da importância do meu papel, mas também sei que sem a ajuda dos meus amigos e tantas outras pessoas, nada disso seria possível. Acredito que se cada pessoa encontrar uma forma de ajudar o próximo, teremos um mundo muito melhor para viver. Por isso, tenho muita gratidão a cada pessoa que abraça a causa, afinal, sem o auxílio dessas pessoas, o projeto não seria possível."

Ação Páscoa Fábio Trifilio

Natal 2012

No dia 16 de dezembro, Trifilio e alguns amigos irão organizar mais uma boa ação. Desta vez, em uma instituição que atende a 30 crianças e adolescentes, com idades que variam de nove meses a 17 anos. Para o bombeiro, esta ação terá uma motivação ainda mais especial. "Este local atende a crianças que sofreram vários tipos de traumas e violências. Com isso, são extremamente carentes, não só de bens materiais, que para muitos de nós são básicos, mas também de afeto, carinho e amor."

Então, além dos presentes, as crianças irão ganhar também uma festa com direito a recreadores e até músicos. "Já consegui arrecadar muitos salgadinhos, docinhos, gelatinas e refrigerantes, além disso, alguns amigos irão oferecer, neste dia, um pouco de seus talentos para alegrar ainda mais a festa. Teremos Papai Noel, pintura no rosto, atividades lúdicas e até música, com PH e Cameron - Violoz e Vão."

O voluntário pretende incrementar ainda mais a confraternização. "Como o local possui crianças de várias idades, estou tentando levar alguns palestrantes, para um bate-papo de orientação. Creio que isso seja importante porque os menores não possuem uma família presente, assim, muitos não possuem os conhecimentos básicos que aprendemos com nossos pais, irmãos e familiares em geral."

Apesar de já ter arrecadado muitas doações, graças à boa vontade de amigos e conhecidos, Trifilio lembra que as crianças são bem atendidas pela instituição, mas possuem apenas o básico, por isso, doações de material de higiene pessoal, roupa e calçados também são bem-vindos. "Estamos querendo dar para cada pequeno uma caixa de bombom, visto que lá eles não recebem doces ou guloseimas. O que para nós parece supérfluo, para eles é mais um motivo para sorrir."

Cartinhas para o Papai Noel

Outra novidade da ação deste ano são as cartinhas que as crianças assistidas escreverão. "Os pequenos irão colocar no papel os seus pedidos de Natal e também contar um pouco da sua história. Acredito que assim, quem for adotar uma cartinha, além de dar o presente, poderá criar um elo mais forte com aquele menor," explica Trifilio. Quem quiser apadrinhar uma cartinha ou fazer doações, o contato pode ser feito pela página pessoal de Fábio Trifilo no Facebook. 

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Juiz-forano incentiva a solidariedade por meio de doa?es