• Assinantes
  • Direitos Humanos

    Quinta, 13 de setembro de 2007, atualizada às 10h08

    Neuróticos Anônimos realizam reunião pública informativa, em JF, sobre o grupo que comemora 38 anos da irmandade no Brasil


    Fabricio Werneck
    Colaboração*

    O grupo Neuróticos Anônimos (NA) de Juiz de Fora realiza, nesta sexta-feira, dia 14 de setembro, às 19h, no Plenário da Câmara de Vereadores (Rua Halfeld, s/nº), uma reunião pública informativa sobre o grupo, momento em que vão falar também sobre a comemoração dos 38 anos da irmandade no Brasil.

    A festividade nacional acontece entre os dias 21 e 23 de setembro, em São Paulo, no "29º Encontro Nacional de Neuróticos Anônimos".

    A iniciativa em Juiz de Fora partiu da direção nacional, que pediu a todos os grupos espalhados pelo país que uma semana antes do encontro na capital paulista fossem realizadas reuniões locais. Nelas, não só quem sofre com algum problema, mas a população em geral entenderia como funciona o grupo.

    De acordo com um membro do grupo, que não quis se identificar, ainda há muito preconceito em torno da palavra neurótico. "Ainda dão uma conotação muito pejorativa à palavra. Segundo nossa irmandade, 95% da população, é neurótica. Muitas pessoas chamam as outras de neurótica sem saber que elas também são".

    O NA surgiu como uma adaptação dos Alcóolicos Anônimos (AA). "Hoje, recebemos pessoas que já estão sendo tratados por psiquiatras e tomando remédio. E aos poucos elas começam a diminuir a medicação e a ter avanços no tratamento. Em grupo, você começa a ver que não está sozinho naquele problema", ressalta o membro. Participam do grupo pessoas que sofrem de depressão, angústia, medo, insônia, nervosismo.

    Juiz de Fora tem, hoje, dois grupos. O grupo "Nova Amizade" existe há 20 anos e se reúne no Granbery (Rua Antônio Dias, 603), aos sábados, de 16h às 18h. Já o "Comecei a viver" realiza suas reuniões há três anos, ] todas às terças e quintas-feira, de 14h às 16h, na sala 50 da Catedral Metropolitana de Juiz de Fora (Rua Santo Antônio, 1201).

    *Fabricio Werneck é estudante de Jornalismo da UFJF

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.