Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009, atualizada ?s 11h30

Com empate contra o Am?rica, Tupi segue sem vencer em casa no Campeonato Mineiro

Guilherme Ar?as
Rep?rter

Sob reclama?es ferrenhas em rela??o ao ?rbitro Ricardo Marques Ribeiro, o Tupi terminou a quarta rodada do Campeonato Mineiro com o terceiro empate, de 1 a 1 (ou?a a narra??o dos gols ao lado). Desta vez o advers?rio foi o Am?rica, em jogo disputado em Juiz de Fora nesta quarta-feira, 11 de fevereiro. Com gols de Bruno Mineiro logo aos seis minutos da etapa inicial para o Am?rica e de Hugo, em cobran?a de falta aos 12 do segundo tempo, descontando para o Tupi, a equipe da capital perdeu a oportunidade de terminar a rodada como l?der do campeonato.

O Coelho come?ou a partida assustando e facilmente chegou ao gol, aos seis minutos. Ap?s cobran?a de Luciano, o atacante Bruno Mineiro aproveitou a sobra e abriu o marcador. Ainda no primeiro tempo veio um dos lances pol?micos da partida. O juiz n?o marcou um p?nalti de Dudu sobre o atacante carij? Carl?o, o que gerou insatisfa??o entre jogadores, comiss?o t?cnica e torcedores de Juiz de Fora.

No segundo tempo, o Tupi entrou um pouco mais organizado e conquistou o empate aos 12 minutos. Sob forte chuva no est?dio, o jogador carij? Hugo cobrou falta, mas o ?rbitro mandou voltar a cobran?a devido ? antecipa??o de Dudu. Na segunda cobran?a, Hugo n?o desperdi?ou e marcou um belo gol no ?ngulo superior direito do goleiro Fl?vio, que ainda n?o havia sofrido gols no Campeonato Mineiro.

Poucos minutos ap?s o gol, Hugo foi expulso pela falta dura em Nando.

Foto do jogo do Tupi Foto do jogo do Tupi

Ap?s a partida, o t?cnico Jos? Carlos Amaral foi at? pr?ximo ?s arquibancadas ouvir a reclama??o dos torcedores. Ele concordou que o resultado poderia ter sido melhor, mas lembrou que a equipe perdeu um jogador quando come?ou a criar as melhores oportunidades.

"Temos que ter tranquilidade para n?o perdermos dentro de casa com um homem a menos. Jogamos relativamente bem no primeiro tempo. Falhamos muito em um setor do campo, mas modificamos no intervalo. Iniciamos o segundo tempo pressionando o Am?rica, como fizemos no in?cio do primeiro tempo, ganhamos dom?nio territorial, come?amos a ter uma superioridade t?tica e as transformamos em jogadas de gol."

A atua??o duvidosa do ?rbitro deixou os jogadores do Tupi apreensivos ao final da partida. O lateral Serginho considerou dif?ceis os confrontos com as equipes da capital. "Eles (os ?rbitros) fazem de tudo para prejudicar os times do interior, mas futebol mineiro ? assim mesmo", desabafou.

Apesar dos lances pol?micos, o jogador carij? Felipe considera que a atua??o do ?rbitro n?o justifica o resultado da partida. "Se nosso time tivesse entrado ligado desde o in?cio, poder?amos ter sa?do com uma vit?ria. Mas foi um aprendizado para a gente n?o entrar mais relaxados nos jogos."

Al?m da bronca com o juiz, Marcel ficou furioso com a torcida local. "? dif?cil jogar contra a arbitragem. E dentro de casa n?s jogamos contra a arbitragem e contra a torcida", disparou.

Com o empate, o Tupi permanece na oitava posi??o, com seis pontos. A equipe joga fora de casa no pr?ximo domingo, dia 15, contra o Ituiutaba, no est?dio da Fazendinha.

Ficha t?cnica da partida

Tupi x Am?rica

Data: 11 de fevereiro 2009

Local: Est?dio Municipal M?rio Hel?nio, Juiz de Fora- MG

Juiz: Ricardo Marques Ribeiro

Cart?es: Amarelos - Rafael, Rodrig?o, Bruno Ramos e Leo Salino (Tupi); Mic?o, Wellington Paulo, Dudu, Nando, Chico Marcelo e Leandro Ferreira(Am?rica)
Vermelho: Hugo (Tupi) e Wellington Paulo (Am?rica)

Gols: Hugo aos 12?2?T (Tupi); Bruno Mineiro aos 6?1?T (Am?rica)

Tupi: 1-Alan Faria, 2-Rafael (14-Serginho no intervalo), 3-Reginaldo, 4-Rodrig?o, 5-Bruno Ramos, 6-Michel, 7-Marcel, 8-Leo Salino (18-Jonathan aos 40?2?T), 9-Ademilson, 10-Hugo e 11-Carl?o (17-Felipe aos 28?2?T).
T?cnico: Jos? Carlos Amaral

Am?rica: 1-Fl?vio, 2-Evanilson, 3-Mic?o, 4-Wellington Paulo, 5-Dudu, 6-Bruno Barros, 7-Nando, 8-Capixaba, 9-Bruno Mineiro, 10-Luciano (16-Leandro Ferreira aos 13?2?T) e 11-Chico Marcelo (18-Tailson aos 17?2?T).
T?cnico: Fl?vio Lopes


Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes