Quarta-feira, 23 de janeiro de 2008, atualizada ?s 11h51

N?mero de crian?as abandonadas, em JF, ? considerado alto. Abandono por incapaz lidera lista


Priscila Magalh?es
Rep?rter

Segundo o conselheiro tutelar e soci?logo Claudinei dos Santos Lima, s? no primeiro semestre de 2007 foram mais de 200 casos registrados de crian?as abandonadas. O abandono por incapaz engrossa a lista, com 89 casos em toda a cidade. "Em seguida, est?o os casos de abandono moral, quando os pais t?m rela??o sexual na presen?a das crian?as, por exemplo, que contabiliza 55 registros. Depois v?m os casos de abandono intelectual, quando deixam de prover escola, com 42, e, em seguida, o de abandono material, quando deixa de prover o sustento, com 34 casos", especifica ele.

Joana D'arc Garcia de Oliveira tamb?m ? conselheira em Juiz de Fora e diz que o n?mero ? considerado alto. "Estamos em uma cidade onde as pessoas t?m condi?es de viver bem, pois s?o assistidas. Elas recebem cesta b?sica, ajuda de programas sociais e escola em tempo integral. Essa situa??o ? lament?vel", diz.

Segundo ela, os pais que abandonam os filhos, geralmente, usam drogas e vivem em conflito familiar. "Quando os pais s?o separados e a m?e n?o recebe a pens?o aliment?cia, ela abandona como forma de mostrar que quer receber a pens?o ou abandona para pressionar o pai a voltar.

A orienta??o que a conselheira d?, ? acionar o Conselho Tutelar em caso de encontrar crian?as em situa??o de abandono. "Se encontrar crian?as dentro de casa, ou na rua, ligue para o nosso n?mero ou para o 190, que a pol?cia nos avisa. Vamos acionar um carro e n?o deixamos de ir. Se n?o tiver um parente mais pr?ximo para ficar com a crian?a, a levamos para o abrigo, mas isso ? em ?ltimo caso", explica.

Claudinei diz que ? necess?rio saber o paradeiro da fam?lia para que a crian?a possa permanecer junto dela. "Queremos fortalecer a fam?lia, ent?o procuramos modificar a situa??o existente para manter a crian?a junto dos pais. Se isso n?o acontecer, tentamos deix?-la com outros membros da fam?lia e, em ?ltimo caso, colocamos no abrigo", ressalta.

O abandono por incapaz ? considerado crime e pode ser classificado como doloso ou culposo. "?s vezes, os pais n?o t?m culpa por abandonar uma crian?a. Eles t?m que trabalhar, n?o t?m onde deixar e os acidentes acontecem. O Conselho ? a favor das fam?lias e n?o quer punir. Algumas vivem algum drama social, como a pobreza", diz Claudinei.

Em caso de encontrar crian?as abandonadas, procure os Conselhos Tutelares. Em Juiz de Fora s?o tr?s. O telefone do Conselho Tutelar Leste ? o 3690-7390, o do Norte ? 3690-7398 e o do Sul ? o 3690-7397.