Direitos Humanos

Quarta-feira, 09 de abril de 2008, atualizada às 16h30

Juizforanos participam da I Conferência GLBT de Minas



Daniele Gruppi
Repórter

Cerca de 30 juizforanos seguem para Belo Horizonte, nesta sexta-feira, dia 11, com o objetivo de participar das discussões sobre direitos humanos para a população de gays, lésbicas, bissexuais, travesti e transexuais. Eles vão participar da I Conferência Estadual GLBT, que começa nesta sexta-feira, dia 11 de abril e se estende até o sábado, dia 12 de abril.

O presidente do Movimento Gay de Minas Gerias (MGM), Oswaldo Braga, entretanto demonstra uma preocupação. "O transporte seria custeado pela Prefeitura de Juiz de Fora. Com o mandado de prisão do prefeito Alberto Bejani, acusado pela Operação Pasárgada de envolvimento em fraudes, não sabemos como a situação vai ficar. Mas, estamos inscritosa e vamos participar".

Segundo Oswaldo Braga, o grupo vai levar 40 propostas que foram debatidas no evento regional, que aconteceu no último final de semana, em Barbacena. "Os assustos se referem aos direitos humanos, justiça, segurança pública, saúde e educação. Fizemos também um recorte geracional, ou seja, propostas para a terceira idade e juventude".

Durante a Conferência vão ser elaborados planos de políticas públicas para o segmento GLBT para depois serem contemplados no encontro nacional, cuja data marcada é 6 e 8 de junho, em Brasília. "Essas ações são voltadas para o Programa Brasil sem Homofobia, uma conquista da sociedade civil", ressalta.

Oswaldo Braga afirma que o público GLBT enfrenta problemas no acesso aos serviços e diz que o segmento sofre preconceitos. "O grupo fica sujeiro à vulnerabilidade pela dificuldade de serem atendidos e entendidos. As políticas públicas têm resultado imediato e as providências que são tomadas a partir delas culminam em melhores condições de vida para a população".