Quinta-feira, 18 de dezembro de 2008, atualizada às 13h19

Mais de 500 veículos abordados em blitz contra a exploração sexual de crianças e adolescentes



Priscila Magalhães
Repórter
Madalena Fernandes
Revisão

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) promoveu uma blitz educativa na manhã desta quinta-feira, 18 de dezembro, contra o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil. A ação foi realizada no Ceasa de Juiz de Fora com distribuição de dois mil panfletos e 800 adesivos. O material foi entregue a 561 veículos, sendo 139 de passeio e 422 caminhões.

Para o diretor regional da Sedese, Marcos Kopschitz Xavier Bastos, o saldo é positivo. "Escolhemos a quinta-feira, porque é o dia de maior movimento na Ceasa." Além disso, no local há grande circulação de motoristas que estão constantemente nas estradas, consideradas pontos de concentração de abuso e violência.

A ação faz parte do projeto Proteja Nossas Crianças. A idéia central é divulgar a exploração de crianças e adolescentes, gerando uma consciência maior nas pessoas. "Muita gente se interessa. Essa rede de informação gera mobilização, e percebemos que ocorrem mais denúncias", diz Marcos.

A Sedese disponibiliza um número para denúncias. Elas podem ser realizadas de forma anônima pelo 0800 31 11 19. A partir daí, os operadores encaminham as ocorrências para as autoridades competentes.