Quinta-feira, 19 de novembro de 2009, atualizada às 19h

Em Juiz de Fora, 1.748 famílias deixam de receber o benefício do Bolsa Família

Aline Furtado
Repórter

Em Juiz de Fora, das cerca de 16 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, 1.748 deixarão de receber o benefício referente ao mês de novembro. De acordo com a chefe do Departamento de Transferência de Renda da Secretaria Assistência Social, Valeska Aragão, dentre os benefícios bloqueados estão aqueles provocados pela não realização do recadastramento, que deveria ter sido feito até o dia 31 de outubro, e aqueles que não cumpriram as condições pré-estabelecidas, como frequência escolar e acompanhamento de saúde.

As famílias que tiveram o pagamento bloqueado devem se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo (ver quadro) a fim regularizar a situação. "A partir da solicitação, caso a família continue se enquadrando nos critérios do programa, o pagamento será liberado dentro de três ou quatro dias", afirma Valeska.

Para o desbloqueio, o beneficiário deve apresentar os mesmos documentos exigidos para o recadastramento: carta de convocação, título de eleitor, CPF, carteira de trabalho, comprovante de renda de todos os adultos da família, comprovante de endereço e declaração escolar das crianças e jovens.

Em Minas Gerais, foram bloqueados 91.663 benefícios, referentes a 1.130.987 famílias. Em janeiro de 2010, todos os inscritos que permanecerem com o benefício bloqueado terão o cadastro cancelado.

O Bolsa Família é destinado ao atendimento de famílias em situação de pobreza, com renda per capita de até R$ 140. Para ter acesso ao benefício, é preciso que a família mantenha os filhos na escola, o calendário de vacinação e acompanhamento da saúde em dia, além do cadastro atualizado.

Onde regularizar
  • Cras Centro - rua Espírito Santo, 456, Centro;
  • Cras Sudeste - rua Paraná, 166, Poço Rico;
  • Cras Leste - rua Diva Garcia, s/n, Linhares;
  • Cras Sul - rua Bady Geara, 552, Ipiranga;
  • Cras Norte - rua Tomé de Souza, 95, Benfica;
  • Cras Olavo Costa - rua da Esperança, 69;
  • Cras São Pedro - rua Sadi Monteiro Boechat, 185;
  • Cras São Benedito - rua Noêmia Ezídia dos Santos, 282;
  • Cras Santa Luzia - rua Ibitiguaia, 1240.
UFJF assessoria – 2102-3967

Os textos são revisados por Madalena Fernandes