Direitos Humanos
Segunda-feira, 18 de janeiro de 2010, atualizada às 12h51

Instituições necessitam de material escolar para crianças carentes

Pablo Cordeiro
*Colaboração

Início de ano, época de volta às aulas. Para muitas crianças em Juiz de Fora, o único empecilho para frequentarem as escolas é o material escolar. Segundo dados de instituições de caridade que amparam crianças e adolescentes no município, aproximadamente 1.200 necessitam de doações para comparecerem às aulas. 

"O material escolar é o básico para a criança estudar. Sem os itens, entra para escola sem incentivo e sem entusiasmo para o estudo. Estamos começando a campanha para as doações", explica a técnica em enfermagem do Grupo Casa, Silvânia Rodrigues. Ela revela que os meninos e meninas já manifestaram interesse em receber os produtos.

Para o gerente administrativo da Legião da Boa Vontade (LBV), José Divino Nogueira, o material escolar faz muito a diferença, já que os pais das cem crianças assistidas pela instituição não têm condição de comprá-los. "Utilizamos os materiais na própria instituição. As crianças que estudam no turno da manhã, por exemplo, vêm ao instituto na parte da tarde para tirar dúvidas. Realizamos pesquisas anuais com as crianças e constatamos, de fato, que se não houvesse o material, elas não teriam condições de frequentar as aulas." 

De acordo com a gestora social do Instituto Bruno, Maria do Carmo Vianna, a repercussão maior é na família, que vê na criança a esperança de alfabetização. "As famílias veem nos filhos a oportunidade de a criança aprender a se comunicar para, depois, assimilar o conteúdo escolar. Além dos materiais tradicionais, também trabalhamos com específicos para surdocegos e com paralisia cerebral, como lupas de aumento, mouses adaptados e material em braile."

Instituições

Fundação Ricardo Moysés - Atende diretamente a 120 crianças de 4 a 15 anos. Cerca de 330 crianças são ligadas à fundação, mas não comparecem constantemente. Todo ano a entidade realiza doações de kits de material escolar, com borracha, lápis, caderno, caneta e lápis de cor. As doações podem ser feitas na sede da instituição, que fica localizada à rua Francisco Vaz de Magalhães, 12, no Cascatinha. O telefone é (32) 3229-0002.

Grupo Casa - Oferece tratamento a 120 crianças de 5 a 12 anos de idade. Necessita de caderno, lápis de cor, régua, borracha, caneta. As doações podem ser feitas no endereço rua Carlos Palmer, 170, Vila Ozanan, ou, se necessário, o grupo busca o material na residência da pessoa. O telefone é (32) 3217-5208.

Instituto Bruno - A entidade possui duas unidades de atendimento, sendo que uma é específica para educação de crianças e adolescentes. Cerca de 70 crianças, de 5 a 12 anos, são atendidas diretamente e 30 assistidas. Para os trabalhos pedagógicos e de recreação, as doações necessárias são de giz de cera, lápis de cor, cola, papel colorido, papel ofício, tesoura. As doações devem ser enviadas para a rua Paula Lima, 243, no Jardim Glória. O site é www.institutobruno.org.br. O telefone é (32) 2102-4334.

Lar Luíza de Marilac - Os materiais escolares são fundamentais para o trabalho de recreação dentro do lar, realizado com 98 crianças assistidas, de 3 a 7 anos. As crianças precisam de papel ofício, lápis, borracha, lápis de cor. As doações podem ser entregues na rua Mariana Evangelista, 24, no bairro Poço Rico. O telefone é (32) 3211-7746.

Legião da Boa Vontade (LBV) - Presta assistência a 400 crianças de 6 a 12 anos, das quais cem serão beneficiadas diretamente com o material escolar para atividades no interior do instituto. As doações podem ser entregues na rua Francisco Fontainha, 83, bairro Santo Antônio. O telefone é (32) 3235-1818.

Casa Maternal Maria Helena - Atende a cerca de 70 crianças, de 2 a 5 anos, em creche e escola. Precisam de canetas de colorir, papel, caderno, lápis e borrachas. O endereço para as doações é avenida dos Andradas, 275, Centro. O telefone é (32) 3212-2379.

Aldeia SOS de Juiz de Fora - Ajuda a 83 crianças e adolescentes de 2 a 18 anos. Necessita de material escolar para o uso na rede de ensino. No instituto, as crianças têm atividades recreativas e de reforço escolar. O endereço para as doações é avenida Juiz de Fora, 667, Grama. O site é www.aldeiasinfantis.org.br. O telefone é (32) 3224-7240.

*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Graca Ruas: Na maioria dos filmes de terror tem esses sinos,por isso tenho duvidas.minha cunhada disse que não gosta pois ela disse que e que chama espíritos malignos.

Sheila Rodrigues: Os estabelecimentos podem limitar o número de contas que cada cliente poderá pagar no caixa? Exemplo a Drogaria Araujo só aceita 5 contas por cliente, então eu tinha 7 contas para pagar, tive que pagar 5 e ir para o final da fila para pagar as outras 2 contas. Isso é um absurdo.

Ana Felício: boa tarde,eu comprei um carregador de bateria minha camera panasonic lumix dmc fh 28 e até agora ningueim entrou en contato comigo é assim que funciona? deixei meu tel e nada oque eu faço?

Gleide Farias: Boa Noite, Parei de tomar o adoless faz uma semana faz medo ? Ou tem problema? Pode engravidar ? Mim responda o breve possivel?

Lidianne Senna: O médico indicou Selene para eu tomar pq eu tenho ovário policisticos, mas eu estou amamentando, meu filho tem 1 ano e 5 meses e ja tem 3 semanas q tomo, gostaria de saber quais são os riscos para meu bebê de eu tomar selene e continuar amamentando?

Karina Valentim de Oliveira: Olá bom dia..eu gostaria de uma ajuda urgente por favor.. eu amamento minha filha de dois anos e 4 meses, quando ela estava com 1 ano e meio mais ou menos o anticoncepcional Micronor não estava fazendo efeito e eu estava menstruando duas vezes no mesmo mês e por isso meu ginecologista me indicou o depo provera... como era de se esperar eu fiquei sem menstruar, porém eu tomei a primeira injeção dia 28 de agosto e a segunda dia 28 de novembro e após isso eu iria ter que tomá-la dia 28 de fevereiro mas preferi não tomar mais pois os efeitos colaterais estavam muito intensos... porém hj é dia 26 de abril e minha menstruação sem sinal e gostaria de saber o q eu poderia fazer... eu já fiz um Beta HCG ontem dia 25 de manhã e deu negativo... o q tá me deixando maluca é que estou sentindo cólica e não desce a menstruação... me ajudem pois não sei o q devo fazer... obrigada

Salatiel Salomao Pessoa: Ola uma amiga minha,tomou DIAD a 15 Dias atras 24 horas apos a penetraçao, hoje e 28/04 e a mentruaçao dela nao veio ne normal pq nao se passou um mes,mais ela houve outra penetraçao ela quer saber se ela tomar o DIAD hoje vai ter algum problema?vai perde o efeito?

Tatiane Souza: Meu GO tb me receitou essa injeção , porém me arrependi. Agora não estou mais amamentando e gostaria e trocar por comprimido. Alguém sabe como devo proceder ? Assim que vencer o período é só iniciar com o comprimido ?

Adrieli Fonseca: olá boa noite estou super preocupada pois tomo anticoncepcional e esqueci de toma um dia e transei com meu namorado, só que a noite quando cheguei tomei o de ontem que tinha esquecido e o do dia e continuei tomando regularmente os que faltavam, só que até agora não desceu o que será????

Franciane Santos: eu tomo o normamor mais tava em falta nas farmacia ai eu menstruei e no quarto dia eu nao tomei so tomei com 8 dias e eu ando sentindo enjos tem pocibilidade de eu estar gravida

Eduardo Oliveira: minha esposa toma o anticoncepcional SELENE minha pergunta e a seguinte. uma pilula do SELENE tomada apos uma relação pode fazer o mesmo Efeito que uma PILULA DO DIA SEGUINTE?

Thais Cristina: Eu estou tomando o cerazette ja tem 1 ano e 3 meses o Go disse que eu poderia estar trocando para outro anti?. decide tomar o selene, eu queria saber se apos terminar o ultimo comprimido do cerazette se no dia seguinte ja posso tomar o selene ou devo esperar a mestruação descer para começar como selene

Isabela Silva: alguem pode me respnder? tomo perlutan a 5 meses. mês passado tomei dia 29 e esse mes hoje dia 17 ja mestruei o que devo fazer?

Gabriel Silveira: merda

Das Cinzas Renasci Negah: Ola tenho 31 anos e a 12 faço o uso do microdiol mas meu marido fez a vasectomia e vou suspender o uso assim que estiver tudo ok,gostaria de saber se vou ter reações desagraveis devido a suspenção do mesmo? obrigado

Gleica Portela: alguem pode mi dizer se o anticoncepacional desogestrel faz parar de menstruar/?:

Fafá Morais Sampaio Silva: Adorei a idéia. Obrigada pela dica.

Marlucia Ferreira: DOUTOR , ESTAVA TOMANDO O SELENE A 1 MES, E NESSE MES JÁ IRIA PARA 2 MESES. E ANTES EU USAVA O INJETÁVEL. POREM NESSE MES INTERROMPI NO QUARTO DIA , POIS ESTOU QUERENDO ENGRAVIDAR. TENHO POSSIBILIDADES DE ENGRAVIDAR AINDA ESSE MES?

Ana Paula Guimaraes: gostei muito e fasio de fa'zer

Maria Eduarda: gostei muito e o unico q eu achei ensinando juntar os ovos

Odette Habermann Denzin: muito legal essas sugestões .vou tentar na próxima pascoa

Cristina Vinci: oiii

Margareth Cassar Schnabl: Adorei esse site! muito bom e fácil de usar.