Quarta-feira, 12 de maio de 2010, atualizada às 16h50

Seminário pretende discutir a preservação da memória da cidade

O II Seminário Memória: Patrimônio, Oralidade e Acervo ocorre entre os dias 7 e 10 de junho. A ideia é discutir a preservação da memória da cidade. Os interessados em participar podem se inscrever entre os dias 17 e 28 de maio na Divisão de Memória da Funalfa (avenida Rio Branco 2.234 – Parque Halfeld – Centro).

O seminário faz parte da programação comemorativa dos 160 anos de Juiz de Fora. Entre os objetivos estão promover debates sobre o papel dos museus na preservação da memória local, enfatizar a importância da coleta de depoimentos como fonte de pesquisa e para a formação de um banco de dados sobre a história da cidade, valorizar as políticas de preservação da memória, fortalecer a rede de instituições voltadas para a troca de experiências e atividades de interesse, e atualizar conhecimentos acerca de instrumentos de preservação do patrimônio cultural do município.

A programação terá palestras, mesa redonda, painel, debates e lançamento de livro. São 250 vagas, que poderão ser preenchidas por historiadores, pesquisadores, jornalistas, arquitetos, artistas plásticos, pedagogos, psicólogos, museólogos, turismólogos, estudantes e demais interessados no tema.

Veja programação completa do II Seminário Memória: Patrimônio, Oralidade e Acervo

 

Os textos são revisados por Madalena Fernandes