Quarta-feira, 20 de agosto de 2008, atualizada ?s 10h30

Funcion?rios t?cnico-administrativos da UFJF paralisam as atividades por 24 horas em protesto ? privatiza??o dos hospitais universit?rios



Marinella Souza
*Colabora??o

O Sindicato dos Trabalhadores em Educa??o da UFJF (Sintufejuf) vai paralisar as atividades na pr?xima quinta-feira, 21 de agosto. Os dois restaurantes universit?rios, a biblioteca e alguns laborat?rios, al?m do sistema de transporte de funcion?rios, j? confirmaram participa??o no protesto contra a transforma??o dos hospitais universit?rios em funda?es estatais de direito privado. O Hospital Universit?rio (HU) vai funcionar com 30% do seu efetivo.

Tamb?m na quinta-feita, o Sintufejuf realiza um semin?rio sobre a miss?o dos hospitais universit?rios. Segundo o coordenador geral do Sintufejuf, Paulo Dimas, foram convidados representantes da Associa??o dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes/JF), do Diret?rio Central dos Estudantes da UFJF (DCE), da dire??o do Hospital Universit?rio, e da Federa??o de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra).

Dimas afirma que o objetivo do semin?rio ? discutir o projeto de lei que prev? a privatiza??o dos HU's. "Esse projeto estava engavetado, agora um deputado do Paran? retomou a discuss?o. Essa paralisa??o nacional ? para que cada estado converse com seus representantes e mostre a import?ncia de manter os hospitais universit?rios como institui?es federais".

O semin?rio vai acontecer no HU unidade Santa Catarina, que fica na Rua Catulo Breviglieri, s/n? - Santa Catarina no dia 21 de agosto, a partir das 09h e est? aberto ao p?blico em geral. Dimas ressalta que ? importante a participa??o da comunidade nesse processo, visto que ? a maior beneficiada dos hospitais universit?rios em todo o pa?s.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF