Sábado, 12 de abril de 2014, atualizada às 11h57

Hemominas realiza campanha de novos doadores, mas atendimento é falho

Lucas Soares
Repórter

Neste sábado, 12 de abril, a Fundação Hemominas, em parceria com a Ordem DeMolay do Brasil, realizou uma campanha na porta da fundação, na rua Barão de Cataguases s/n°, em comemoração ao Dia do Jovem, no próximo domingo, 13.

De acordo com um dos voluntários no local, o estudante João Pedro Azevedo, 19, a ideia é conscientizar os jovens. "É uma campanha voltada para os jovens. Acidentes acontecem e as pessoas precisam de sangue. O estoque do Hemominas está baixo e, por isso, estamos fazendo essa campanha para eles virem aqui doar sangue", explica.

A assistente social do setor de captação do Hemominas, Lidiane Pavão, afirma que a fundação atualmente trabalha com alguns estoques abaixo do ideal. "É importante convocar a população toda, independente do grupo. Hoje um grupo que está dentro do nível ideal, amanhã ele pode ter uma saída maior e a gente precisar dos doares", relata. Os estudos levantados pelo Hemominas apontam que há uma necessidade de, pelo menos, 157 doadores diários. "Nem todos que vem podem doar, a gente tem uma taxa de cerca de 20% de inaptidões clínicas e, mesmo assim, temos que atender nossa demanda transfusional. Atendemos 64 hospitais em 30 regiões do entorno de Juiz de Fora", afirma.

Usuários reclamam de longa espera

Em um dia de campanha para atrair novos doadores, o funcionamento do Hemominas está com efetivo reduzido. De acordo com a bióloga Marcela Miranda, 29, que afirma já ter doado sangue 20 vezes, a espera já chegou a mais de duas horas. "O serviço tem caído muito nas últimas vezes que vim. Na última vez, fiquei duas horas e meia esperando. Hoje achei que tudo se resolveria em 40 minutos e a sala está lotada. Eles fazem campanha, mas o serviço não funciona. Está faltando funcionário e esclarecimentos. Estou igual boba esperando", reclama.

Segundo o costureiro Carlos Alberto Guimarães, 49, a situação é costumeira. "Sempre demora, hoje tem três funcionários atendendo, sete macas vazias. Onde está a pessoa responsável para responder pelo serviço aqui hoje?", questiona.

O Portal ACESSA.com tentou contato com a assessoria do Hemominas, mas as ligações não foram atendidas.

Quem pode doar

Pessoas entre 18 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos poderão doar, se acompanhados dos responsáveis legais ou portando autorização desses, com firma reconhecida em cartório. Pessoas com mais de 61 anos poderão doar se tiverem realizado, pelo menos, uma doação antes dos 60 anos. Para mais informações, ver a Portaria 2.712/2013, de12/11/2013, do Ministério da Saúde, e as normas da Fundação Hemominas.

  • Quem tem e está com boa saúde;
  • Quem pesa acima de 50 kg;
  • Quem dorme bem na noite anterior à doação;
  • Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais

Quem não pode doar

  • Quem teve hepatite após os 11 anos de idade, exceto se tiver comprovação laboratorial da época em que a pessoa tratou da hepatite A (IgM positiva).
  • Quem tem exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;
  • Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação;
  • Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores á doação;
  • Quem usou ou usa drogas injetáveis;
  • Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado;
  • Quem estiver grávida ou em período de amamentação; após o parto normal é necessário aguardar três (3) meses; após cesárea, seis (6) meses;
  • Quem fez qualquer exame por endoscopia nos seis (6) meses anteriores à doação;
  • Quem fez cirurgia por laparoscopia nos seis (6) meses anteriores à doação;
  • Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses anteriores à doação.
  • Quem fez ou faz tratamento dentário (a pessoa pode ser impedida de doar por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso).

ACESSA.com - Hemominas realiza campanha de novos doadores, mas atendimento ? falho