Quarta-feira, 8 de outubro de 2014, atualizada às 16h

Associação dos Cegos faz campanha preventiva voltada para crianças

Associação dos Cegos faz campanha preventiva voltada para crianças

Em comemoração ao Dia da Mundial da Visão, 9 de outubro, a Associação dos Cegos de Juiz de Fora realiza uma campanha que objetiva promover o diagnóstico precoce de doenças da visão. O tema da campanha deste ano é Cuidado com a visão das crianças e no dia 10 de outubro, sexta-feira, às 7h, serão distribuídas 60 senhas na associação para atender exclusivamente as crianças em idade de 5 a 10 anos.

Segundo estatísticas da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, no Brasil aproximadamente 33 mil crianças são cegas. Esse número poderia ser menor se a doença fosse diagnosticada precocemente como declara o diretor clínico da Associação dos Cegos, Luciano Arantes. "É de extrema importância que pai e professores observem as crianças e façam exames de visão regularmente." Ainda segundo o médico, se doenças da visão forem diagnosticadas quando a criança tem menos de seis anos, a possibilidade de cura é enorme. "Até essa idade é possível reverter o quadro, após isso, ocorre a maturação da visão, impossibilitando a cura e causando, muitas vezes, a cegueira infantil."

No Brasil

No Brasil, a catarata congênita é uma das causas mais frequentes de cegueira na infância, respondendo por uma incidência de 5,5 a 12%. Por ser uma causa comprovada de cegueira infantil e por requerer diagnóstico precoce e tratamento cirúrgico imediato, a catarata congênita merece a atenção dos profissionais de saúde envolvidos no momento do nascimento do bebê.

Segundo a Academia Americana de Oftalmologia, os problemas de vista como a miopia, a hipermetropia, o estrabismo, ou outros, afetam mais de 20 por cento das crianças em idade escolar.

O Brasil tem 1,1 milhão de cegos e cerca de 4 milhões de deficientes visuais. Pesquisas realizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, se iniciativas de alcance mundial e regional não forem tomadas, em 2020 existirão no mundo 75 milhões de pessoas cegas e mais de 225 milhões de portadores de baixa visão, ou seja, incapazes de desempenhar grande número de tarefas cotidianas devido à deficiência visual. A boa notícia é que entre 60% e 75% destes casos de cegueira e baixa visão seriam evitáveis e/ou curáveis. Daí, a importância do diagnóstico e do tratamento precoce.

A instituição fica na avenida dos Andradas, 455, Centro.

ACESSA.com - Associa??o dos Cegos faz campanha preventiva voltada para crian?as