Quarta-feira, 10 de dezembro de 2014, atualizada às 16h43

Enem prisional é aplicado a mais de 130 detentos em Juiz de Fora

detentos

Mais de 130 presidiários participam na tarde desta quarta-feira, 10 de dezembro, da aplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Prisional em Juiz de Fora. Aplicada em todo o Brasil desde terça-feira, 9, a prova permite que os detentos obtenham o certificado do Ensino Médio. Em Minas, são mais de 5 mil presos prestando o exame em 111 unidades prisionais.

De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), em Juiz de Fora são 54 inscritos na penitenciária José Edson Cavalieri e 83 na Ariosvado Campos Pires. Dessas, 39 fizeram a solicitação do certificado do ensino médio na primeira e 82 na segunda. No Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) não foram registradas solicitações.

Os testes do Enem prisional têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular, apesar das datas distintas. No primeiro dia, os candidatos fazem as provas de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), com duração total de 4 horas e 30 minutos. Já no segundo dia, eles realizam as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), redação e matemática, com duração total de 5 horas e 30 minutos.

As inscrições no Enem Prisional foram feitas pela internet pelos responsáveis pedagógicos de cada instituição. Eles também são encarregados do acesso aos resultados, da divulgação das informações do exame aos inscritos e do encaminhamento dos candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a outros programas voltados para a educação superior.

Com o alto número registrado, Minas é o Estado com mais detentos inscritos no exame, proporcionalmente à população carcerária e com o segundo maior número absoluto do país - atrás apenas de São Paulo, com 13.135 inscritos. No estado, participam também do Enem 613 detentos das Associações de Proteção e Amparo aos Condenados (Apacs), e 211 jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

Com Agência Minas

ACESSA.com - Enem prisional ? aplicado a mais de 130 detentos em Juiz de Fora