A prefeita Margarida Salomão assinou a Ordem de Serviço para início das obras da nova UBS de São Benedito na noite de quarta-feira (20). A unidade atenderá aproximadamente 10 mil pessoas da região e adjacências.

No ato da assinatura, a prefeita Margarida Salomão ressaltou que “a saúde começa perto de casa. Por isso é tão importante essa UBS em que teremos uma equipe qualificada para atender as pessoas e elas só precisarão buscar a emergência se for necessário. Se não, elas resolvem a vida delas aqui mesmo no bairro, pertinho das pessoas que elas conhecem”.

A nova unidade é fruto de uma emenda parlamentar do então mandato de Margarida enquanto deputada federal. O valor do contrato com a empresa responsável pela obra é de R$1.638.087,49. A UBS será construída de acordo com as normas da vigilância sanitária, garantido total acessibilidade a todos os públicos que necessitem dos serviços. A nova estrutura garantirá espaço para cerca de 32 servidores.

Conforme o secretário de obras, Lincoln Santos, “esta é uma obra que vai resolver o problema da saúde básica aqui no bairro. Ela vai custar cerca de R$ 1,6 milhão e será entregue daqui a 11 meses, atendendo todo o anseio da comunidade do São Benedito e da região no entorno”.

O secretário de saúde, Ivan Chebli, destacou que essa unidade básica de saúde “representa um grande avanço, porque vai garantir um acesso qualificado e resolutivo para a população, evidenciando a prioridade absoluta que a PJF tem com o fortalecimento e a qualificação da atenção básica, que é o nível de atenção mais importante do Sistema Único de Saúde, que pode resolver mais de 80% dos problemas de saúde da população”.

UBS São Benedito

A nova UBS, que atenderá aos bairros São Benedito, Vila Alpina e adjacências, terá amplo espaço na sala de espera, sete consultórios médicos amplos, três consultórios odontológicos e dois consultórios ginecológicos com sanitários, totalizando 12 consultórios para ofertar o melhor atendimento para a população.

A nova unidade contará com salas de procedimentos e curativos e para os agentes comunitários de saúde, além de ampla sala de vacinas. O projeto também conta com banheiros completos para o usuário e para os funcionários da unidade e área para ambulância.

O projeto elaborado prevê a construção de uma UBS PSF tipo 3, com área de 513,55 m2 em pavimento único, em estrutura de laje plana de concreto armado com área existente de 900,84 m2, pertencente à Prefeitura de Juiz de Fora.

A empresa responsável pela construção será a Columbia Construções e Empreendimentos Eirelli - EPP e as atividades começam nesta quinta-feira, 21.

Foto: Divulgação PJF/Carlos Mendonça

ACESSA.com - Prefeitura inicia obras da UBS S?o Benedito