Marketing pessoal Marketing pessoal bem elaborado, al?m de um bom curr?culo, ?
essencial para o profissional ter sucesso

Thiago Werneck
*Colabora??o
25/04/2007

? preciso mais do que um bom curr?culo para conseguir uma boa coloca??o no mercado e crescer dentro de uma profiss?o. O marketing pessoal ? essencial para quem est? atr?s de sucesso e retorno no trabalho. Hoje, quem n?o se preocupa em ter uma boa imagem e qualifica??o pode acabar desempregado.

"Em seu emprego a pessoa tem que mostrar seu trabalho, fazer que sua compet?ncia seja destaque na empresa. Voc? tem que confiar em seu trabalho, faz?-lo bem feito e apresent?-lo a todos sem ser arrogante. Esse o princ?pio b?sico do Marketing Pessoal", destaca a consultora de Recursos Humanos, Aline Salles Rocha (foto ao lado).

Todo esse diferencial se baseia no princ?pio de que a empresa n?o contrata algu?m, mas sim seus servi?os. "?s vezes, duas pessoas t?m o mesmo potencial, mas s? se destaca aquela que sabe fazer seu marekting pessoal", conta Aline. O empregado n?o pode ser arrogante, mas a partir do momento que ele valoriza o servi?o que faz, tem mais chances de ganhar destaque e ser promovido.

A quest?o postural, a forma de gesticular, o tom de voz e as roupas tamb?m s?o formas fazer sua auto promo??o. "A pessoa tem que saber se vestir para cada ocasi?o onde vai procurar emprego. E, por exemplo, se ela diz que ? calma, n?o pode ficar gesticulando demais, porque passa outra impress?o para o entrevistador", observa Aline.

O ideal ? usar cores s?brias, evitando coloridos, evitar decotes para que a pessoas que estiver fazendo perguntas preste aten??o em suas respostas e n?o em seu jeito. Aline refor?a que o importante ? ter bom senso. "A pessoa tem que ser coerente. Tem que se vestir seguindo o padr?o da empresa", destaca.

M?o-de-obra qualificada

Cypriano falando 
em uma palestra O propriet?rio de uma empresa de consultoria de Juiz de Fora, Sebasti?o Ant?nio Cypriano (foto ao lado), afirma que hoje h? empregos na cidade, o que falta ? m?o-de-obra qualificada. "Tenho curr?culos de gente especializada, inclusive com MBA, e n?o arruma um servi?o. Normalmente isso acontece porque a pessoa n?o tem qualifica??o, n?o est? preparada. Porque o mercado tem aberto vagas", destaca.

Hoje n?o basta ter um bom curr?culo para ter um emprego. O profissional precisa saber se apresentar e tomar decis?es por conta pr?pria. "Ning?em quer um empregado que fica informando problemas ao chefe. O que a empresa precisa ? de pessoas que apresentem solu?es para os problemas e imprevistos do dia-a-dia. Hoje o mercado est? muito acirrado", avalia Cypriano.

O especialista acredita que bom senso e estilo pr?prio s?o detalhes importantes na hora de se contratar algu?m. "O problema est? relacionado todo a falta de intelig?ncia emocional. Falta gente qualificada, que saiba se portar bem e at? mesmo dar um recado. Muitas pessoas n?o sabem vender bem o seu trabalho, t?m problema de relacionamento no emprego", completa.

Como aprender o Marketing Pessoal

A verdade ? que existem pessoas que j? nascem com esse dom. Mas isso n?o ? motivo para desistir. Juiz de Fora e as grandes cidades do pa?s j? est?o repletas de cursos, al?m de v?rios textos e dicas pela internet. "Al?m disso h? formas de aprender a dist?ncia e v?rias palestras e semin?rios acontecendo", conta Aline.

Aline deixa uma dica para qum ainda n?o sabe fazer seu marketing pessoal. "Voc? tem que mostrar a qualidade do seu servi?o. Ent?o chame um colega para dar uma olhada no seu trabalho, para ele dar a opini?o sobre o que voc? fez. Sendo um bom trabalho, ? grande a possibilidade dele contar isso para outros colegas e voc? fazer um propoganda boca-a-boca de seu servi?o", revela.


*Thiago Werneck ? estudante de Jornalismo da UFJF.