Sanção presidencial permite é UFJF contratar 241 professores nos próximos quatro anos

Por

Quinta-feira, 10 de julho de 2008, atualizada ?s 16h48

San??o presidencial permite ? UFJF contratar quase 500 funcion?rios nos pr?ximos quatro anos



Daniele Gruppi
Rep?rter

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai contratar, nos pr?ximos quatro anos, 241 professores e cem T?cnico-Administrativos em Educa??o (TAE?s) de n?vel superior e outros 150, de n?vel m?dio.

A medida torna-se poss?vel, j? que o presidente Luiz In?cio Lula da Silva sancionou na ?ltima quarta-feira, dia 16 de julho, as leis que criam cargos efetivos e comissionados e fun?es gratificadas para as Institui?es Federais de Ensino Superior (Ifes).

As vagas fazem parte dos Projetos de Lei da C?mara n? 30/2008 e 91/2008, aprovados pelo Senado Federal no in?cio deste m?s. Segundo o reitor da UFJF Henrique Duque, a san??o das leis significa n?o s? a continuidade do Programa de Restrutura??o e Expans?o das Universidade Federais (Reuni) como a certeza de que ? um caminho certo. "A Universidade ganha e a cidade tamb?m. O ingresso de quase quinhenta pessoas no quadro da institui??o representa a ingest?o de R$ 23 milh?es por ano na economia atrav?s dos sal?rios".

De acordo com a PLC n?30/80, ser?o criados 2.300 cargos efetivos de professor da carreira do Magist?rio Superior e 1.075 cargos efetivos de t?cnico-administrativos para diversas ?reas para as Institui?es Federais de Ensino Superior. O Projeto tamb?m pop?e a exti??o de 1.075 cargos t?cnico-administrativos que se encontram obsoletos no sistema federal de ensino superior.

O PLC n?91/08 determina a cria??o de 13.264 cargos de professor da carreira do Magist?rio Superior e 10.656 cargos de t?cnicos-administrativos, al?m de 900 cargos de dire??o (CD) e 2.400 fun?es gratificadas (FG) para redistribui??o ?s Institui?es Federais de Ensino Superior.

As leis sancionadas tamb?m prev?em a cria??o de vagas para a rede federal de educa??o profissional e tecnol?gica. Ser?o criados 9.430 cargos de t?cnico-administrativos e 12.300 cargos de 1? e 2? graus, al?m de 1.237 cargos de dire??o (CD) e 3.060 fun?es gratificadas (FG).

Novos Cursos

A UFJF abre 390 novas vagas para processo seletivo 2009, atrav?s da cria??o dos cursos de Engenharia Sanit?ria e Ambiental, Nutri??o, M?sica, Artes e Design, Artes Visuais, Moda e Licenciatura em Artes Visuais.

O curso de Engenharia Sanit?ria e Ambiental ter? a dura??o m?dia de cinco anos, com carga de 3.600 horas e 40 vagas por ano. De acordo com o planejamento, o ciclo profissional vai implicar na cria??o de 30 novas disciplinas. A cria??o do curso j? foi aprovada pelos Departamentos que comp?em a Faculdade de Engenharia. A assessoria informou que este n?o faz parte do Reuni.

Todos os alunos que ingressarem no curso de Ci?ncias Exatas v?o ter a possibilidade de forma??o tanto em Bacharelado como em Licenciaturas. O Bacharelado Interdisciplinar em Ci?ncias Exatas vai durar uma m?dia de seis per?odos. J? em seu segundo ciclo, ser? dividido em Bacharelado em Ci?ncia da Computa??o, Estat?stica, F?sica, F?sica Aplicada, Matem?tica, Matem?tica Aplicada, Qu?mica e Engenharia. A nova estrutura acad?mica do ICE permite, ainda, que o aluno curse as licenciaturas em F?sica, Matem?tica e Qu?mica. Segundo a assessoria, o ICE em 2009 vai contar com cem vagas a mais, totalizando 325.

O curso de Nutri??o, vinculado ao Instituto de Ci?ncias Biol?gicas (ICB), ter? dura??o de cinco anos e cem vagas por ano, distribu?das 50 para cada semestre. O Bacharelado em M?sica j? teve o seu projeto pedag?gico aprovado pelo Conseho Setorial de Gradua??o. Ser? um curso de forma??o superior com dura??o padr?o de quatro anos e meio, sendo disponibilizadas 30 vagas por ano.

No projeto do Instituto de Arte e Design (IAD) est? previsto a cria??o do Bacharelado Interdisiciplinar (BI) em Artes e Design, Artes Visuais, Moda e Licenciatura em Artes Visuais. O BI em Artes contempla dois ciclos: o primeiro conta com uma dura??o de tr?s anos e o segundo de uma ano e meio, sendo este profissionalizante.

Henrique Duque j? anuncia que em 2010 os cursos de Medicina e de Odontologia v?o oferecer dez vagas a mais por semestre. A primeira fase do vestibular 2009 est? marcada para os dias 06 e 07 de dezembro e a segunda fase e o PISM para os dias 20, 21, 22 e 23 de dezembro deste ano.