Educação

Educação no trânsito pode começar na escola Instituições de ensino de JF apostam em educar as
crianças para o trânsito desde o maternal

Thiago Werneck
Colaboração
22/06/2007

Quem já não se irritou no trânsito pela falta de educação de algum pedestre ou motorista? Para amenizar a situação, garantir segurança das crianças e promover a cidadania, algumas escolas de Juiz de Fora apostam em educar os pequenos, cada vez mais cedo, para normas de conduta no trânsito que muitos adultos sequer têm conhecimento.

Ensinar as crianças à atravessar na faixa de pedestres e à respeitar as sinalizações são os principais aprendizados. A professora Magda Torres (foto abaixo) explica que no colégio em que ela dá aula, desde o maternal até a oitava série, os alunos têm contato direto com exemplos de educação no trânsito. "Temos um bimestre em que ressaltamos esse tipo de atividade e, durante o ano, relembramos posturas e regras, através de textos, músicas e atividades", explica.

A forma de tratar o assunto varia de acordo com a idade das crianças. Magda conta que, desde os três anos, eles já podem aprender algumas noções. "A gente trabalha nessa faixa etária com visualização das cores dos sinais e de figuras. A criança que passa por aqui no primário, chega no ensino fundamental já com a base formada sobre educação no trânsito", relata.

Foto da Magda As crianças trabalham em projetos de teatralização e dramatização. Essas fórmulas são utilizadas para envolver os alunos nos projetos. "Nessa idade, eles se dispersam muito fácil. Por isso, criamos historinhas, fazemos teatro para envovê-los no assunto e formar uma base na cabeça deles de como agir quando vão atravessar a rua, por exemplo", destaca Magda.

Segundo a professora, o ponto máximo do projeto é quando um guarda de trânsito vai até a escola conversar com as crianças. "Essa parte é muito bacana: o guarda leva as crianças para o pátio da escola e simula uma rua no local. Lá ele brinca com as crianças criando várias situações hipotéticas que podem acontecer no trânsito. Elas adoram e aprendem muito com isso", observa.

Já para os "crescidinhos", o assunto começa a ficar mais sério. Poesias, notícias de jornais, cartilhas, trabalhos e projetos são realizados e analisados na escola. "Em todas essas etapas, o mais importante é promover o respeito ao motorista e ao pedestre. Se você trabalhar com a criança, ela vai se tornar um adulto mais educado", destaca Magda.

Foto do Rodrigo, diretor do colégio Em outra escola da cidade, as dificuldades na travessia dos alunos, para entrar no Colégio, deram início a uma importante idéia: o projeto monitores do trânsito. A partir dessa novidade, o diretor de ensino da escola, Rodrigo Mendonça, passou a dar orientações sobre as normas do trânsito, em conjunto com agentes da Gettran.

Segundo Rodrigo, o objetivo é oferecer segurança aos alunos e promover a cidadania. "Percebemos que muitas crianças atravessavam fora da faixa, correndo na rua, correndo perigo de serem atropeladas. Por isso, idealizamos esse projeto. A partir dele, fizemos trabalhos de conscientização e educação no trânsito. Em reunião com os pais apresentamos o projeto e pedimos que eles também nos ajudassem dando algumas dicas em casa", conta.

Foto do do funcionário da escola atuando como gaurda de trânsito A campanha de conscientização no trânsito foi muito discutida com os alunos. O resultado é que eles passaram a respeitar as normas de trânsito. Rodrigo explica que depois do primeiro mês, as dicas e orientações de educação no trânsito passam a ser mais esporádicas. "A gente fez um campanha forte e, agora, voltamos a tocar no assunto, quando percebemos que eles começam a relaxar e desrespeitar as normas do trânsito. A questão é mais de cultura mesmo, só com o passar do tempo é que essas crianças podem incorporar de vez essas orientações", destaca Rodrigo.

Enquanto os alunos mais velhos recebem cartilhas e orientações dos agentes de trânsito, a escola tem o objetivo de levar as crianças do primário a transitolândia. "Nosso projeto em educação no trânsito ainda é embrionário. Estamos começando a entrar nessa área, para que nossos alunos saíam daqui exercendo sua cidadania no trânsito da cidade", completa Rodrigo.

*Thiago Werneck é estudante de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Sandro Roger Sena: compre um relogio na intenet no alispress e nao chegou

Sandro Roger Sena: como eu faco para recebe meu relogio

Graca Ruas: Na maioria dos filmes de terror tem esses sinos,por isso tenho duvidas.minha cunhada disse que não gosta pois ela disse que e que chama espíritos malignos.

Sheila Rodrigues: Os estabelecimentos podem limitar o número de contas que cada cliente poderá pagar no caixa? Exemplo a Drogaria Araujo só aceita 5 contas por cliente, então eu tinha 7 contas para pagar, tive que pagar 5 e ir para o final da fila para pagar as outras 2 contas. Isso é um absurdo.

Ana Felício: boa tarde,eu comprei um carregador de bateria minha camera panasonic lumix dmc fh 28 e até agora ningueim entrou en contato comigo é assim que funciona? deixei meu tel e nada oque eu faço?

Gleide Farias: Boa Noite, Parei de tomar o adoless faz uma semana faz medo ? Ou tem problema? Pode engravidar ? Mim responda o breve possivel?

Lidianne Senna: O médico indicou Selene para eu tomar pq eu tenho ovário policisticos, mas eu estou amamentando, meu filho tem 1 ano e 5 meses e ja tem 3 semanas q tomo, gostaria de saber quais são os riscos para meu bebê de eu tomar selene e continuar amamentando?

Karina Valentim de Oliveira: Olá bom dia..eu gostaria de uma ajuda urgente por favor.. eu amamento minha filha de dois anos e 4 meses, quando ela estava com 1 ano e meio mais ou menos o anticoncepcional Micronor não estava fazendo efeito e eu estava menstruando duas vezes no mesmo mês e por isso meu ginecologista me indicou o depo provera... como era de se esperar eu fiquei sem menstruar, porém eu tomei a primeira injeção dia 28 de agosto e a segunda dia 28 de novembro e após isso eu iria ter que tomá-la dia 28 de fevereiro mas preferi não tomar mais pois os efeitos colaterais estavam muito intensos... porém hj é dia 26 de abril e minha menstruação sem sinal e gostaria de saber o q eu poderia fazer... eu já fiz um Beta HCG ontem dia 25 de manhã e deu negativo... o q tá me deixando maluca é que estou sentindo cólica e não desce a menstruação... me ajudem pois não sei o q devo fazer... obrigada

Salathyel Salomh: Ola uma amiga minha,tomou DIAD a 15 Dias atras 24 horas apos a penetraçao, hoje e 28/04 e a mentruaçao dela nao veio ne normal pq nao se passou um mes,mais ela houve outra penetraçao ela quer saber se ela tomar o DIAD hoje vai ter algum problema?vai perde o efeito?

Tatiane Souza: Meu GO tb me receitou essa injeção , porém me arrependi. Agora não estou mais amamentando e gostaria e trocar por comprimido. Alguém sabe como devo proceder ? Assim que vencer o período é só iniciar com o comprimido ?

Adrieli Fonseca: olá boa noite estou super preocupada pois tomo anticoncepcional e esqueci de toma um dia e transei com meu namorado, só que a noite quando cheguei tomei o de ontem que tinha esquecido e o do dia e continuei tomando regularmente os que faltavam, só que até agora não desceu o que será????

Franciane Santos: eu tomo o normamor mais tava em falta nas farmacia ai eu menstruei e no quarto dia eu nao tomei so tomei com 8 dias e eu ando sentindo enjos tem pocibilidade de eu estar gravida

Eduardo Oliveira: minha esposa toma o anticoncepcional SELENE minha pergunta e a seguinte. uma pilula do SELENE tomada apos uma relação pode fazer o mesmo Efeito que uma PILULA DO DIA SEGUINTE?

Thais Cristina: Eu estou tomando o cerazette ja tem 1 ano e 3 meses o Go disse que eu poderia estar trocando para outro anti?. decide tomar o selene, eu queria saber se apos terminar o ultimo comprimido do cerazette se no dia seguinte ja posso tomar o selene ou devo esperar a mestruação descer para começar como selene

Isabela Silva: alguem pode me respnder? tomo perlutan a 5 meses. mês passado tomei dia 29 e esse mes hoje dia 17 ja mestruei o que devo fazer?

Gabriel Silveira: merda

Das Cinzas Renasci Negah: Ola tenho 31 anos e a 12 faço o uso do microdiol mas meu marido fez a vasectomia e vou suspender o uso assim que estiver tudo ok,gostaria de saber se vou ter reações desagraveis devido a suspenção do mesmo? obrigado

Gleica Portela: alguem pode mi dizer se o anticoncepacional desogestrel faz parar de menstruar/?:

Fafá Morais Sampaio Silva: Adorei a idéia. Obrigada pela dica.

Marlucia Ferreira: DOUTOR , ESTAVA TOMANDO O SELENE A 1 MES, E NESSE MES JÁ IRIA PARA 2 MESES. E ANTES EU USAVA O INJETÁVEL. POREM NESSE MES INTERROMPI NO QUARTO DIA , POIS ESTOU QUERENDO ENGRAVIDAR. TENHO POSSIBILIDADES DE ENGRAVIDAR AINDA ESSE MES?

Ana Paula Guimaraes: gostei muito e fasio de fa'zer

Maria Eduarda: gostei muito e o unico q eu achei ensinando juntar os ovos

Odette Habermann Denzin: muito legal essas sugestões .vou tentar na próxima pascoa

Cristina Vinci: oiii

Margareth Cassar Schnabl: Adorei esse site! muito bom e fácil de usar.