Novas mudan?as j? para o pr?ximo ano A partir de 2009, UFJF vai instituir novas regras de sele??o para os alunos dos cursos de Artes e Ci?ncias em Tecnologia. Mudan?as ainda n?o foram definidas

Renata Solano
*Colabora??o
18/02/2008

CONFIRA A LISTA DOS APROVADOS NO VESTIBULAR


Ao todo, foram 35.384 candidatos concorrendo a 2.140 vagas dispon?veis pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nos 31 cursos das institui??o. No Vestibular, participaram cerca de 15 mil candidatos sendo que, aproximadamente, seis mil foram aprovados para a segunda etapa. J? no PISM III, foram 2.623 candidatos. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira, dia 18 de fevereiro, pela institui??o.

Apesar de manter o sistema de sele??o atrav?s dos exames como tem acontecido durante todos os anos, o pr?-reitor de gradua??o, Eduardo Magrone acredita que ? preciso uma modifica??o nesse m?todo.

"H? uma discrep?ncia muito alta entre as notas dos alunos que prestam vestibular para medicina e a dos que prestam vestibular para os demais cursos, isso ? muito equivocado, pois penso em quantos candidatos excelentes estamos desperdi?ando", afirma.

De modo geral, o desempenho dos candidatos a uma das vagas oferecidas pela Universidade foi considerado muito positivo pelo pr?-reitor e pelo diretor da comiss?o permanente de sele??o (Copese), professor Jos? Maria Pereira Guerra (foto abaixo). Para eles, o aumento no ponto de corte da maioria dos cursos representa a eleva??o da qualidade dos alunos bem como seu empenho.

Apesar da satisfa??o com o resultado do concurso, Magrone afirma que o processo de sele??o como acontece n?o ? totalmente justo. "O certo ? que a sele??o aconte?a dentro da universidade. Hoje, o candidato n?o se inscreve para receber um conhecimento, mas sim para ter uma profiss?o, mas sem mesmo conhecer sobre ela, por isso o ideal ? que o desempenho dele dentro da faculdade seja avaliado e nesse momento ele participe de uma sele??o, de forma mais justa", acredita.

Resultados do vestibular 2008

Foto de Jos? Maria Segundo o professor Jos? Maria, o vestibular ? um concurso p?blico que merece ser divulgado com transpar?ncia. "As notas v?o ficar expostas no site para que os alunos confiram o resultado", comenta.

O diretor da comiss?o acredita que o resultado deste ano foi excelente e o sucesso deste processo seletivo se deve ao envolvimento de toda a comunidade acad?mica. "A universidade conta com um corpo de professores muito qualificado, o exame n?o foi mais f?cil que nos outros anos, os candidatos ? que tiveram uma excelente qualidade e alcan?aram este resultado", afirma.

Os candidatos selecionados podem fazer a matr?cula, no anfiteatro da Reitoria, de quarta-feira, dia 20 de fevereiro, a sexta-feira dia 22, de acordo com o curso. O edital de reclassifica??o vai ser divulgado na quinta-feira, dia 28 de fevereiro no site do vestibular e a matr?cula para os reclassificados acontece na sexta-feira, dia 29, na Central de Atendimento, localizada no campus.

Jos? Maria comenta que o processo de sele??o ? injusto, mas que este ? um momento de incentivo para aqueles que n?o conseguiram a aprova??o continue perseguindo seus sonhos. "O candidato que n?o foi aprovado, no ano seguinte tem a possibilidade de participar dos dois sistemas de sele??o, tanto do Pism, quanto do vestibular tradicional", lembra.

Maiores e menores notas
A maior pontua??o geral foi obtida por um candidato ao curso de Medicina, do grupo C, que totalizou 213,3 pontos em 240 poss?veis. No PISM III, onde o m?ximo de pontos ? 1.280, as melhores notas ficaram, respectivamente, com os candidatos de Medicina (1.161,10), Direito diurno (1.147,60) e Farm?cia (1.068,70).

  • Os candidatos do grupo A (vagas do Sistema de Cotas para os candidatos que tenham cursado, pelo menos, sete s?ries do ensino fundamental ou m?dio em escolas p?blicas e autodeclararem-se negros) obtiveram a menor nota no curso de Geografia diurno com 28.8 pontos e a nota m?xima foi obtida para o curso de Medicina, com 190.

  • O grupo B (vagas do Sistema de Cotas para os candidatos que tenham cursado pelo menos sete s?ries do ensino fundamental ou m?dio em escolas p?blicas) obteve um resultado de 15,8 pontos no curso de Filosofia e a nota m?xima foi a do curso de Medicina, com 210,2 pontos.
  • O grupo C (vagas destinadas aos candidatos n?o-optantes pelo Sistema de Cotas), apresentou os seguintes resultados - nota m?nima de 45,8 no curso de Filosofia e nota m?xima de 213,3 no curso de Medicina.

O outro destaque dado pelo diretor da Copese foi o n?mero de vagas ociosas. "No ano passado tivemos 31 vagas ociosas em dois cursos, este ano, somente o curso de Filosofia apresenta oito vagas n?o ocupadas", afirma.

Mudan?as

Foto de Eduardo Magrone No pr?ximo ano, segundo Magrone, os cursos de bacharelado interdisciplinar em artes e em ci?ncia e tecnologia v?o come?ar a introduzir um novo sistema de sele??o entre os alunos que j? ingressaram nos cursos. "N?o haver? nunca vagas para todo mundo, mas a id?ia ? definir quais os melhores os crit?rios de sele??o dos alunos, selecionar alunos bons e n?o candidatos que s?o um produto da m?dia e dos cursinhos", comenta.

Segundo o pr?-reitor, os candidatos escolhem a ?rea e adquirem saber e conhecimento sobre o assunto, no final do curso. Nestes casos, vai haver a sele??o espec?fica, com o candidato j? dentro da institui??o de ensino. "Ainda n?o foi especificado como vai ser a sele??o, pode ser um workshop, por exemplo", adianta.

* Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF