O que ? importante no ano de vestibular A dica ? n?o deixar de fazer o que gosta e saber dividir
o tempo entre estudos, descanso e lazer

Priscila Magalh?es
Rep?rter
02/05/2008

Para conseguir estudar toda a mat?ria que vai cair no vestibular e ainda ter tempo para fazer exerc?cios, passear, namorar e se divertir ? necess?rio ter organiza??o. S? assim, o aluno vai estudar na medida certa e ter o melhor aproveitamento do tempo. Como diz a psic?loga Vivian Werneck, "organiza??o ? a palavra-chave em ano de vestibular".

O primeiro passo ? ter certeza para que curso o aluno vai prestar o vestibular. Assim, ? poss?vel saber quantas horas ele precisa estudar por dia. O hor?rio de estudo ? montado de acordo com a dificuldade em passar no curso escolhido. "O curso mais concorrido requer mais estudo, porque o ponto de corte ? mais alto", explica Vivian.

A import?ncia em se ter um hor?rio organizado evita que o aluno estude em excesso. "Estudar demais prejudica", alerta. O ideal ? que o aluno se dedique cerca de quatro horas por dia e, a cada hora, descanse cinco minutos. "Estes minutos s?o importantes para ele fazer um lanche, ir ao banheiro ou resolver os pequenos problemas do dia-a-dia, como dar um telefonema. Assim, ele descansa e n?o fica com a vida bagun?ada", explica.

Foto de alunos Al?m disso, esses minutinhos s?o essenciais para elevar o n?vel de concentra??o de quem est? estudando. "Eles s?o o rem?dio". Depois de uma hora, a capacidade de se concentrar cai e o estudo passa a n?o render tanto. "Se o aluno continuar tentando, o efeito n?o ? o mesmo", comenta Vivian. Ent?o, quando perceber que a concentra??o est? escapando, o ideal ? parar um pouco.

O conselho da psic?loga ? para que o aluno se dedique mais ?s mat?rias que ele tem mais facilidade. Por?m, as outras n?o devem ser esquecidas, j? que nenhuma prova pode ser zerada. "Quando a dedica??o ? maior ?s disciplinas mais f?ceis, a chance de o aluno fazer mais pontos ? maior, o que gera um resultado melhor". Mas, ? melhor estudar um pouco de cada disciplina por dia ou se concentrar em apenas uma? Vivian diz que isso depende da estrutura do candidato. Ent?o o ideal ? que cada um procure orienta??o na escola ou cursinho.

A orienta??o ainda vai ajud?-los a n?o ficarem t?o perdidos, j? que a maioria deles t?m outros problemas e responsabilidades. "Percebo que eles chegam desestruturados. Alguns, por exemplo, moram sozinhos, o que tamb?m mexe com o lado emocional". Vivian concorda que o conte?do ? muito extenso e o tempo pequeno. "Digo que o estudante vira professor em cada disciplina. Eles estudam coisas em mar?o e fazem a prova s? em dezembro ou janeiro. N?o d? para estudar tudo de novo depois".

Cuidados

? importante prestar muita aten??o em elementos como alimenta??o, sono, moradia, lazer e finais de semana. O aluno deve dormir uma m?dia de oito horas por noite para descansar. Mas, o mais importante ? que o supra as necessidades di?rias de casa um. "H? quem precise dormir mais para executar melhor suas atividades".

Foto de academia Ferro, carboidratos e prote?nas devem fazer parte do card?pio de um estudante em ano de vestibular. Uma alimenta??o balanceada ajuda no rendimento e na qualidade dos estudos. Mas, a psic?loga faz um alerta. "Nunca estude comendo ou coma estudando. Isso desvia a aten??o, ent?o fa?a uma coisa de cada vez".

O local onde morar e as companhias tamb?m s?o fundamentais para o bom rendimento, quando o aluno morar sem os pais. O ideal ? que ele more em um lugar onde se sinta bem. "Se for muito organizado, precisa morar com quem se parece com ele. Se n?o for assim, ele vai passar o dia todo se sentindo incomodado".

Vivian faz um alerta para as atividades de lazer. Elas realmente t?m que proporcionar prazer aos estudantes. "N?o adianta ele praticar um esporte ou ir ? academia s? porque faz bem. Se ele n?o gostar da atividade, vai ser mais uma obriga??o al?m dos estudos". Dessa forma, se o que der prazer ao aluno ? jogar sinuca, andar ou namorar, ? isso que ele precisa fazer. "Ele j? tem a aula e os estudos como obriga??o".

Nos fins de semana e nos feriados, o estudante precisa descansar. "Esses dias s?o feitos para isso", explica, aconselhando apenas uma leitura leve aos s?bados, que pode ser das obras que v?o cair na prova de literatura ou de jornais. "Os dois dias de descanso v?o reenergizar os alunos, contribuindo para os pr?ximos cinco dias de aulas".

Qual o papel da fam?lia?

Se o aluno mora fora de casa e a saudade aperta, o ideal ? ir visitar os pais. "Quando a saudade ? muita, atrapalha os estudos", comenta Vivian. Para ela, a fam?lia tem um papel important?ssimo nessa fase da vida. Mas, a cobran?a dos pais pode prejudicar. Por isso, a psic?loga trabalha com o refor?o positivo. "Os pais precisam elogiar se eles perceberem que o filho est? se esfor?ando".

Foto de alunos Segundo Vivian, elogiar ? dar os parab?ns, sem fazer press?o ou amea?ar. "N?o adianta elogiar e cobrar mais estudos". Para ela, os pais t?m que confiar nos filhos e acreditar que eles est?o estudando. "?s vezes, os pais ficam fora durante o hor?rio de estudo ao aluno e s? chegam no seu hor?rio de lazer. Como n?o v?em o filho estudando, acham que ele n?o fez nada o dia todo. Isso ? prejudicial, pois o aluno espera um retorno positivo".

Por isso, ela aconselha que os pais procurem a escola para se inteirarem dos hor?rios do aluno. "Dizer a ele que desse jeito ele n?o vai passar, ? um erro grave. Ele fica desmotivado e n?o passa mesmo", completa.

Outro erro apontado pela psic?loga ? com rela??o ao namoro dos alunos. Muitos pais acham que namorar em ano de vestibular atrapalha e torcem para que os filhos terminem. "Este pode ser o lazer escolhido pelos estudantes". Para n?o atrapalhar, Vivian diz que ? preciso organizar o tempo. "O casal n?o deve ficar sem se ver, porque a saudade faz perder a concentra??o. Ent?o, diminua o tempo dedicado ao namoro por dia, mas n?o deixe-o de lado".

Hor?rio de estudo

O aluno que vai ? escola de manh? tem duas op?es: estudar em casa a tarde ou a noite. Se ele optar pela tarde, Vivian recomenda que ele nunca comece a estudar logo depois do almo?o. "D? um intervalo de duas horas entre a sa?da da escola e o in?cio dos estudos e casa". Com essa op??o, a noite ele vai procurar uma atividade de lazer.

Para quem vai ? escola ? tarde, o importante ? perceber em qual hor?rio o aluno rende mais em casa, se de manh? ou ? noite. Segundo Vivian, a maioria dos alunos consegue se concentrar mais pela manh?.

Quem freq?enta as aulas no hor?rio da noite, geralmente enfrenta um problema maior. "S?o pessoas que, al?m de estudar, trabalham". Estas s?o as que mais precisam procurar ajuda para conseguirem se organizar a ter um bom resultado.

Para qualquer um desses casos, Vivian faz um alerta. "Assim como n?o ? bom abusar dos estudos, tamb?m n?o vai fazer bem se divertir al?m da conta. Deve-se fazer tudo com limite,pois no outro dia tem aula.