Trote marca volta ?s aulas na UFJF A recep??o aos calouros ? uma tradi??o na Universidade,
mas divide opini?es entre os calouros

Patr?cia Rossini
* Colabora??o
2/3/2009

O primeiro dia de aula da Universidade Federal de Juiz de Fora foi marcado pelo trote - a tradicional "recep??o aos calouros" organizada pelos alunos veteranos. A pr?tica levou centenas de novos estudantes ?s ruas, na manh? desta segunda-feira, dia 2 de mar?o, para arrecadar a quantia predeterminada pelos alunos mais antigos, que ? comumente usada para a organiza??o de festas.

Em alguns cursos, como o de Direito e o de Arquitetura e Urbanismo, o valor pode chegar a R$ 120, de acordo com os calouros entrevistados pelo Portal ACESSA.com.

Uma caloura da Faculdade de Farm?cia, que preferiu n?o se identificar, n?o gostou do trote. "Eu n?o gosto, n?o concordo e n?o vou fazer isso com os meus calouros no pr?ximo per?odo. Apesar de n?o ter sido obrigada, participei por medo de sofrer algum tipo de retalia??o", afirma.

Depois de andar nas ruas do centro durante a manh? inteira, debaixo dos 36?C registrados pelo rel?gio do parque Halfeld, a estudante decidiu voltar para casa mesmo sem arrecadar os R$ 100 solicitados pelos veteranos.

O medo de ficar marcada pelos colegas da faculdade tamb?m foi a justificativa de uma caloura de Direito. "Acho o trote desnecess?rio. N?o d? para conhecer ningu?m direito, nem os colegas da sala e nem os veteranos." Apesar de n?o ter gostado da brincadeira, a caloura afirma que n?o foi obrigada a fazer algo contra sua vontade.

Caloura de Arquitetura Ana M?rcia O respeito ?s vontades dos novos alunos foi destacado por Ana M?rcia (foto ao lado), de 18 anos, do curso de Arquitetura e Urbanismo. "O trote ? uma brincadeira. No meu curso, os veteranos perguntaram sobre alergias e limita?es antes de come?arem a sujar. Se for uma atividade tranquila, sem humilha??o e com bastante respeito dos dois lados, n?o tem problema."

Segundo informa?es repassadas pelas calouras, o trote ? realizado do lado de fora da UFJF, nas proximidades do p?rtico Sul. Dentro da institui??o, os alunos s?o conduzidos em fila pelos veteranos e cantam as m?sicas pr?prias de cada faculdade.

Quest?o cultural

Para o pr?-reitor de Gradua??o da UFJF, Eduardo Magrone, o trote representa um tra?o cultural e, por isso, n?o adianta proibir. "A proibi??o do trote n?o resolve o problema, pois os alunos v?o buscar alternativas fora da universidade para fazer a atividade. Dentro da UFJF, a pr?tica de a?es que possam causar danos f?sicos ou morais aos outros alunos ? proibida pelo regimento geral. Por isso, os veteranos fazem toda a sujeira fora dos port?es da institui??o", justifica.

Para Magrone, o incentivo ao trote solid?rio e a realiza??o de campanhas de conscientiza??o s?o o caminho para mudar a tradicional recep??o. "N?s acreditamos na quest?o cultural e sabemos que ? dif?cil mudar o comportamento dos alunos. Por isso, a repress?o acaba n?o resolvendo. Medidas de m?dio e longo prazo, como a conscientiza??o e o trote solid?rio, s?o alternativas que podem mudar a natureza dessa pr?tica", explica.

Caloura de Medicina Sara Costa Gomes

De acordo com o pr?-reitor, o primeiro concurso do trote solid?rio, realizado em 2008, contou com muitos inscritos. "Diante do sucesso no ano passado, vamos fazer a segunda edi??o do concurso, que incentiva nossos estudantes a buscarem alternativas ao trote convencional."

A caloura do curso de Medicina, Sara Costa Gomes (foto ao lado), de 19 anos, aprova a ideia. "Acho que o trote ? uma tradi??o que n?o ajuda em nada na integra??o com os colegas de turma. Um trote solid?rio seria muito mais interessante, pois daria a oportunidade de conhecer todo mundo e ainda fazer o bem para os outros. Na minha turma, ningu?m falou sobre essa op??o", lamenta.

Recep??o aos calouros

Cerca de 12 mil alunos retornam nesta segunda-feira ? UFJF. Destes, 1.627 s?o novatos, segundo informa?es da Diretoria de Comunica??o da institui??o.

A recep??o unificada aos calouros, que ? realizada, geralmente, no Cine-Theatro Central, ainda n?o est? confirmada. Inicialmente, segundo o pr?-reitor de Gradua??o, os alunos ser?o recebidos em cada unidade de ensino. "Como temos muitos cursos novos, que est?o com as primeiras turmas nesse semestre, optamos por fazer um acompanhamento mais individualizado e repassar as informa?es espec?ficas de cada curso na cerim?nia de recep??o de cada unidade."

No entanto, a cerim?nia no Central n?o foi descartada. "Agora, a prioridade ? acolher os novos alunos nas unidades. Ainda estamos estudando a possibilidade de organizar a recep??o unificada no Cine-Theatro", garante Magrone.

Outra novidade ? o tour embarcado para os calouros e familiares, que est? agendado para esta quinta e sexta, dias 5 e 6. A UFJF disponibilizou quatro hor?rios em cada dia para o passeio. Para participar, ? preciso reservar a vaga pelo telefone 2102-3968.



Confirma??o de matr?cula e reclassifica??o

Os novos alunos devem fazer a confirma??o da matr?cula at? a pr?xima sexta-feira, dia 6, no anfiteatro da Reitoria. Quem n?o fizer o procedimento na primeira semana de aula perde a vaga automaticamente.

O segundo edital de reclassifica??o ser? elaborado a partir da pr?xima semana, para preencher o lugar dos alunos que n?o confirmaram a matr?cula e das vagas que n?o foram ocupadas no primeiro edital.

Para esclarecer as d?vidas dos calouros, a UFJF montou dois balc?es de atendimento - um no Instituto de Ci?ncias Humanas (ICH) e outro na Faculdade de Direito -, que funcionam das 7h ?s 9h e das 18h ?s 20h at? ter?a-feira, dia 3.

* Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social da UFJF.