Quinta, 28 de junho de 2007, atualizada ?s 18h

Estudantes desocupam reitoria da UFJF ap?s oito dias de impasse


Renata Cristina
Rep?rter

A ocupa??o na reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) teve fim na tarde desta quinta-feira, 28, ap?s oito dias. A decis?o foi tomada pelos estudantes em assembl?ia na noite de ontem, ao final da reuni?o do Conselho Superior (Consu) da UFJF. Uma vistoria foi feita na ?rea pela Pol?cia Federal para verificar se houve dano no pr?dio, perda de documentos ou algum risco iminente, mas nada foi encontrado.

Mesmo sem vencer a batalha pela realiza??o imediata de um plebiscito sobre o Programa de Reestrutura??o das Universidades (Reuni), principal motivo da ocupa??o, os alunos aceitaram a proposta da Associa??o dos Professores de Ensino Superior (Apes) de ampla discuss?o do Reuni para uma posterior vota??o. "N?o consideramos uma derrota, j? que o tema foi debatido", declara Victor Alves, coordenador de comunica??o do Diret?rio Central dos Estudantes (DCE).

Durante o encontro do Consu, com 57 representantes de diversos setores da universidade, as opini?es foram diversas em rela??o ao plebiscito. "Considero uma das mais produtivas e democr?ticas reuni?es da hist?ria do Conselho", avalia o reitor Henrique Duque.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educa??o da UFJF (Sintufejuf) se posicionou a favor do plebiscito imediato. "J? hav?amos votado a quest?o em assembl?ia. Fomos os primeiros a trazer o debate para a institui??o, atrav?s de uma palestra", esclarece Paulo Dimas, coordenador do Sintufejuf.

J? a Apes defende que sejam organizadas palestras, semin?rios e confer?ncias com todos os segmentos da comunidade acad?mica, para que depois seja realizada a vota??o. "A Associa??o dos Professores n?o t?m nada contra o plebiscito e, inclusive, acredita que ele possa ser um bom instrumento de reformula??o do Reuni", destaca Marcos Freitas, presidente da Apes.

A realiza??o de um plebiscito sobre o assunto implicaria na mudan?a extraordin?ria das regras no sistema de vota?es na UFJF. Atualmente, as consultas s?o feitas atrav?s do voto parit?rio, considerando que h? um n?mero maior de alunos do que de servidores e professores. A nova forma de consulta seria feita com o voto universal.