Ter?a-feira, 31 de julho de 2007, atualizada ?s 18h09

Alunos de faculdades federais podem receber bolsa de inicia??o ? doc?ncia a partir de 2008


Fernanda Leonel
Rep?rter

Para quem j? pensa em ser professor, a not?cia ? boa. O Ministro da Educa??o, Fernando Hadadd, anunciou a cria??o de bolsas de inicia??o ? doc?ncia, j? dispon?veis a partir do pr?ximo ano, para alunos que estejam cursando a gradua??o em faculdades federais.

A bolsa seguiria os moldes da j? existente bolsa de inicia??o cient?fica e seria paga pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cient?fico e Tecnol?gico (CNPq). Os valores ainda est?o em discuss?o, mas apontam para n?meros que giram em torno de R$ 350 reais.

A id?ia de criar a nova modalidade de bolsas surgiu das cr?ticas e sugest?es feitas pela popula??o ao Plano de Desenvolvimento da Educa??o (PDE). Dessa forma, o governo espera que consiga diminuir o d?ficit de professores em ?reas como qu?mica, matem?tica, f?sica e biologia.

A Associa??o dos Professores do Ensino Superior de Juiz de Fora (APES), atrav?s de seu secret?rio geral, Juanito Alexandre Viera, afirma que a institui??o ? a favor de qualquer tipo de bolsa que incentive o processo do forma??o de discentes.

No entanto, deixou claro, que acredita que o governo precisa se posicionar melhor nestes assuntos, para evitar que elas sejam usadas no preenchimento de vagas ociosas e na supress?o de concursos p?blicos.

Segundo relatou o secret?rio geral, no ?ltimo semestre, foi constatado que muitos bolsistas da p?s-gradua??o estavam recebendo bolsas de efetiva doc?ncia e sendo aproveitados nas salas de aula.