Quarta, 01 de agosto de 2007, atualizada ?s 13h23

Greve dos Servidores da UFJF pode ser definida nesta sexta


Fernanda Leonel
Rep?rter

A greve dos servidores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pode ser definida nesta sexta-feira, 03 de agosto. J? est? marcada uma assembl?ia, a partir de 14h, para definir os rumos do movimento.

A expectativa ? no dia no encontro, o Sindicato dos Trabalhadores em Educa??o de Juiz de Fora (Sintufejuf), j? de posse do resultado de duas reuni?es decisivas que acontecem nesta quarta e quinta-feira, 1? e 2 de agosto, em Bras?lia, possam decidir sobre a manuten??o ou fim da paralisa??o.

Segundo o coordenador geral do sindicato, Paulo Dimas, o maior impasse nas negocia?es entre os servidores das federais e governo est? na defini??o das tabelas salariais. A paralisa??o na UFJF completa 66 dias nesta quarta.

No caso de manuten??o do movimento grevista, mesmo ap?s a assembl?ia do pr?ximo dia 06, a categoria promete um ato p?blico no Campus da universidade na pr?xima segunda-feira, data prevista e confirmada pela assessoria de imprensa da universidade para in?cio das aulas.

E, segundo Paulo Dimas, se at? a data da cola??o, que acontece em tr?s dias diferentes - o impasse entre governo e servidores continuar, o Sintufejuf vai usar da palavra durante a cerim?nia, para explicar para todos os motivos da greve.

A greve dos servidores t?cnico-administrativos j? atinge 43 universidades federais, de um total de 47. Al?m do reajuste salarial, a classe pretende garantir o direito de greve, abalado por projeto de lei, que prev? novas regras para greves no funcionalismo p?blico.

O grupo reivindica, ainda, igualdade de direitos entre servidores ativos e aposentados e a retirada do Projeto de Lei Complementar PLP 01/07 do Congresso Nacional - considerada por eles como uma proposta que limita o crescimento real da folha de sal?rios dos servidores em 1,5%, assim como gastos com recursos humanos no servi?o p?blico. A greve tamb?m acontece contra a proposta de transforma??o dos hospitais universit?rios em funda?es estatais de direito privado.