Reuni ? aprovado pelo Consu Projeto de expans?o da UFJF ? aprovado com 30 votos a favor. Estudantes manifestaram e Conselheiros abandonaram a reuni?o


Priscila Magalh?es
Rep?rter
25/10/2007

A chuva n?o impediu a manifesta??o dos estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a manifesta??o n?o impediu a aprova??o do Reuni pelo Conselho Universit?rio (Consu). A reuni?o aconteceu a portas fechadas enquanto cerca de 400 estudantes manifestavam.

O Programa de Expans?o e Reestrutura??o das Universidades foi aprovado com 30 votos a favor, quatro contra e duas absten?es. S?o 53 conselheiros e os outros 17 abandonaram a reuni?o antes que a vota??o come?asse, como a professora Margarida Salom?o; o presidente da Apes, Marcos Freitas; a diretora da Faculdade de Letras, Terezinha Scher; a representante do Congrad, Maria Helena Braga; e o integrante do Diret?rio Central dos Estudantes (DCE), Fabr?cio Linhares.

O motivo pelo qual eles deixaram a reuni?o foi o mesmo: o grande n?mero de policiais que cercavam o MAM. Segundo o comandante de policiamento no centro da cidade, Capit?o Brand?o, foram 130 homens cercando o Museu, 20 do lado de fora dos port?es e cerca de 45, da tropa de choque, no estacionamento, dentro do pr?dio, o que totaliza cerca de 200 homens.

"Os policiais que cercam o pr?dio est?o desarmados. Os homens que est?o do lado de fora est?o em situa??o normal, com armas, e a tropa de choque est? usando equipamentos anti-tumulto. Estamos armados com equipamentos n?o letais, como balas de borracha, g?s lacrimog?nio e de pimenta. A ordem que recebemos ? a de ficar prestando a aten??o nos estudantes e deixar a manifesta??o acontecer, por?m, prender quem causar algum dano ao patrim?nio", explica o Capit?o.

Quem deixou a reuni?o

Foto do protesto Margarida Salom?o diz que a reuni?o do Consu ? espa?o pedag?gico e deixou o local, porque tudo estava acontecendo de maneira brutal. "Nunca precisei ser guardada por pol?cia. Al?m disso, estamos pedindo o direito de uma discuss?o mais madura, pois haveria tempo suficiente para isso. O projeto poderia entrar no ano que vem".

Margarida completou dizendo que o fato de pedirem uma maior discuss?o n?o significa que o projeto esteja sendo negado. "O projeto ? o que a Universidade est? pedindo. N?o ? s? porque ele existe que a institui??o vai receber o que foi pedido e aprovado aqui. Precisamos discutir isso melhor e tentamos fazer isso".

Foto do protesto

O coordenador do movimento estudantil do DCE, Isa?as Soares de Souza (foto acima), acompanhou a reuni?o. Segundo ele, o reitor feriu o regimento do Conselho. "Ele n?o deu o direito ? fala para quem estava contra a vota??o e isso nunca havia acontecido antes. A reuni?o foi imoral e feriu o Conselho. Al?m disso, houve uma vota??o para saber se haveria plebiscito na universidade e a maioria decidiu contra. A Apes vai entrar com um processo na justi?a para invalidar a vota??o".

Marcos Freitas (foto ao lado) diz que o conselho usou de forma arbitr?ria e negou voz aos conselheiros. "Al?m disso, o clima criado, com o MAM cercado de policiais, poderia afetar a integridade f?sica dos manifestantes. O Consu estava votando mat?ria que fere o estatuto da universidade. Qualquer proposta de cria??o ou extin??o de cursos deve tramitar em outras inst?ncias antes de chegar ao Consu. A garantia de democracia foi ferida. Est?o jogando para que haja o caos institucional", explica o presidente da Apes.

Palavra do reitor da UFJF

O reitor da UFJF, Henrique Duque, disse em entrevista coletiva que a Associa??o Nacional dos Dirigentes das Institui?es Federais de Ensino Superior (Andifes) ? que sugeriu o policiamento refor?ado durante a vota??o, j? que em outras universidades tamb?m aconteceram invas?es.

O reitor disse tamb?m que houve debates em todos os institutos. "A discuss?o sobre o Reuni aconteceu em todas as unidades e cada uma decidiu com liberdade o que queria. Os dados foram coletados e formatados de acordo com o Reuni. Todos os que aprovaram mostraram suas propostas. Alguns pediram mais tempo, como as faculdades de Letras, Educa??o, Servi?o Social e Comunica??o".

Foto do protesto Foto do protesto Foto do protesto

Duque acrescentou que, a partir do momento em que o projeto for aprovado, um contrato vai ser assinado e os recursos v?o chegar. "? um conv?nio e a verba vai chegar para n?s". Ele disse tamb?m que se o Reuni n?o fosse aprovado, a UFJF ficaria entre as menores do pa?s. "Com o Programa, a universidade vai ficar em patamar compat?vel com outras da regi?o e que tamb?m aprovaram, como a UFV e a UFMG. Quero lembrar que fizemos a op??o pelo ser humano, com contrata??o de professores, servidores administrativos e aumento no n?mero de bolsas. Outras universidades optaram pela infra-estrutura".

Por?m, a professora da Faculdade de Enfermagem, Girlene Alves, diz que o primeiro debate est? marcado para esta sexta-feira, dia 26 de outubro. "Ainda n?o houve debate na Enfermagem. O debate estava marcado para amanh?. N?o somos contra, s? queremos que a expans?o aconte?a com qualidade e n?o com pressa", diz a professora.

Daqui pra frente

Com a aprova??o, a proposta da universidade vai ser encaminhada ao Minist?rio da Educa??o (MEC) para uma avalia??o final. Caso o projeto seja aceito, uma comiss?o vai ser formada na universidade para acompanhar sua implanta??o. As mudan?as come?am a entrar em vigor a partir de 2009.

Entre as principais mudan?as est?o o aumento no n?mero de vagas, a contrata??o de mais professores e de t?cnicos administrativos, aumento de vagas para o mestrado e doutorado e abertura de novos cursos.

Segundo informa?es divulgadas pela assessoria de comunica??o da UFJF, as unidades que apresentaram a proposta foram os Institutos de Ci?ncias Exatas, Ci?ncias Humanas, de Artes e Design, de Ci?ncias Biol?gicas, as faculdades de Engenharia, Economia e Administra??o, de Direito, de Medicina, de Farm?cia e o Col?gio T?cnico Universit?rio (CTU).