Sexta-feira, 14 de mar?o de 2008, atualizada ?s 16h22

Depois de uma paralisa??o de 24 horas, professores da rede estadual voltam ao trabalho, mas podem entrar em greve em abril


Daniele Gruppi
Rep?rter

Professores da rede estadual de ensino paralisaram as atividades nesta sexta-feira, dia 13 de mar?o, mas, em assembl?ia, em Belo Horizonte, resolveram voltar ao trabalho. Os profissionais v?o se reunir novamente no dia 12 de abril para decidir se entram ou n?o em greve.

Segundo o Diretor de Comunica??o da SindUTE - MG, Ant?nio Braz, os professores esperam uma explica??o do Governo Estadual sobre a Lei Complementar n? 100, que efetiva os trabalhadores, mas n?o d?o a eles todos os direitos de empregado. "Entendemos que a forma de ingresso dos profissionais deva ser via concurso p?blico". Outra reivindica??o ? com rela??o ao piso salarial de R$ 1.050 para professores com Ensino M?dio e R$ 1.560 para aqueles com Ensino Superior.

Ant?nio Braz afirma que o SindUTE questiona tamb?m a qualidade da educa??o estadual. "Os alunos concluem o Ensino M?dio, mas precisam fazer cursinho para prestar vestibular e ter condi??o de concorrer a uma vaga para ingressar na gradua??o. As condi?es de trabalho do educando tamb?m pioraram", comenta.

Juiz de Fora possui aproximadamente 30 mil alunos nas 46 escolas estaduais e 2.400 mil trabalhadores em educa??o.